Quando a partida contra o América-MG, pela 15ª rodada, foi adiada, ainda no fim do primeiro turno do Brasileiro, já se sabia no Vasco que seria um confronto direto na luta contra o rebaixamento. O que era imprevisível, naquele ponto, era que o jogo se tornaria um possível divisor de águas: se vencer os mineiros, em penúltimo na tabela, hoje, às 20h, no Independência, em Belo Horizonte, o cruz-maltino chegará aos 26 pontos e deixará o Z4 da competição.
O Vasco soma 18 rodadas seguidas entre os quatro últimos. Uma vitória significaria a primeira vez que respiraria no campeonato desde a sexta rodada. Mais do que isso, a partida é outra entre as várias decisões que o time de Ramón Díaz enfrentará nos próximos dias.
No domingo, vai à Vila Belmiro encara o Santos — que ultrapassaria com uma vitória hoje. Uma ocasião em que, estando fora da zona, inverteria a pressão.
— Não temos que relaxar, pois não saímos da situação (zona de rebaixamento), mas estamos contentes porque seguimos em um bom caminho e vamos seguir competindo — disse o técnico após a partida de quinta-feira, contra o Coritiba, que terminou em goleada por 5 a 1 em São Januário.
Em um jogo com características parecidas, Ramón Díaz pretende manter o time ofensivo. Payet e Rossi devem seguir como titulares no ataque, com Gabriel Pec e Marlon Gomes como opções para a segunda etapa. Deve ser o segundo jogo do francês iniciando uma partida, após um período de condicionamento físico. Na goleada de quinta-feira, ele deu assistência para o gol de Rossi.
O Vasco tenta a terceira vitória seguida, o que ainda não conseguiu neste Campeonato Brasileiro. No returno, só perdeu uma vez.
O América-MG, por sua vez, tenta encerrar uma sequência de dois jogos sem vitória — os três pontos poderiam ajudar o Coelho, com 17, a se aproximar dos 23 do próprio Vasco, além de se distanciar dos 14 do lanterna Coritiba.
Para a partida, o técnico Fabián Bustos terá os retornos dos atacantes Paulinho Boia e Wellington Paulista, do lateral Marlon e do zagueiro Javier Méndez. Por outro lado, estão suspensos o zagueiro Danilo Avelar e o atacante Everaldo. Mateus Henrique sentiu lesão na coxa esquerda e também está fora do confronto na capital mineira.