Futebol

Vitória sobre rival pode confirmar ascensão do Vasco no Brasileiro

Ao contrário do propósito do governo brasileiro nos anos 50, que mirava direcionar o desenvolvimento do país para o Centro-Oeste a partir da construção de Brasília, Flamengo e Vasco escolheram mandar os clássicos na cidade por um acaso e será este domingo, às 16h, na Capital da Esperança que os rivais poderão traçar definitivamente a trajetória deles no Brasileirão. O LANCE!Net transmitirá a partida em tempo real.

Eventualidade, no caso, provocada por causa do impasse do Rubro-Negro com o Maracanã. O Cruz-Maltino, por sua vez, com simpatia aceitou também o desafio de desbravar a mais nova super construção da capital federal, mal sabendo que um turno depois estaria na briga contra o rebaixamento tendo o Flamengo, com um pouco mais de folga, como adversário.

Para o time de Jayme de Almeida, o cenário pré-clássico é mais confortável. Com 33 pontos, o Flamengo está a oito do Atlético-PR, último time na zona do G4.

Caso o triunfo do turno se repita, a possibilidade da vaga para a Libertadores de 2014 pode deixar de ser um mero sonho para a equipe.
Situação que, por ora, não pode sequer ser vislumbrada pelo Vasco. O time chega para o clássico aliviado por estar fora do Z4, mas ciente que um tropeço poderá recolocá-lo na zona da degola e um novo triunfo, porém, levará o Cruz-Maltino a se aproximar do próprio Flamengo.

Antiga Capital da Esperança e, posteriormente, intitulada ironicamente como Ilha da Fantasia, Brasília, poderá a partir da tarde de hoje ficar eternamente na memória dos rivais cariocas e dos torcedores, seja para bem ou para mal.

Momento pesou para mudança de casa

Com um custo operacional mais barato do que o Maracanã e com capacidade de gerar receitas consideráveis superior, o Mané Garrincha foi relegado pelo Flamengo a medida em que o time se aproximou da zona do rebaixamento. A necessidade, então, de ter o torcedor carioca perto fez com que a diretoria retomasse as negociações com o Complexo Maracanã S.A.

E a lição ficou por conta do confronto diante do Cruzeiro pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Com mais de 50 mil rubro-negros no Maracanã para o segundo jogo, a equipe comandada por Mano Menezes, na época, desbancou o favoritismo da Raposa e eliminou o líder do Campeonato Brasileiro.

No total, são oito jogos no novo Maraca com cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

Brasília, agora, passar a ser a segunda casa definitiva do Flamengo. Afinal, o clube está próximo de assinar um acordo por três anos para mandar os jogos no Maracanã. O Mané Garrincha, portanto, pode ser usado só esporadicamente.

André, Willie e John Cley disputam vaga

O técnico Dorival Júnior carregou uma dúvida para o clássico desta tarde. Os atacantes André e Willie e o apoiador John Cley disputam a vaga deixada pelo apoiador Dakson, que sofreu uma fisgada na coxa direita na partida contra o Internacional e está vetado.

A tendência, porém, é que André forme a dupla de ataque com Edmilson, ficando Juninho e Marlone responsáveis pela organização das jogadas do Vasco no meio de campo.

O Gigante da Colina chegou a jogar desta maneira por alguns minutos diante do Colorado, até Edmilson deixar o campo sentindo dores na coxa esquerda.

Willie, que fez um gol contra os gaúchos, corre por fora e pode ser opção caso o treinador opte por jogar com dois pontas abertos.

John Cley, que foi destaque no título da Taça BH de Juniores, chegou a ser testado diante do Bahia. O apoiador Dakson realizou um exame na última sexta-feira para saber a gravidade da lesão e o resultado sairá este domingo.


 

Fonte: Lancenet!
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165