PERGUNTA DO GOIS
Às favas a ética. O colapso do time do Vasco no Campeonato Brasileiro fez surgir, numa parte da torcida, vários comentários maldosos do tipo: Antes um ladrão de primeira do que um bobão de segunda. É gente que espinafra Roberto Dinamite, sucessor do polêmico Eurico Miranda na presidência do clube. De certa forma, é uma versão futebolística do rouba mas faz, slogan usado por partidários de Ademar de Barros.
Gois pergunta: por que faz sucesso um discurso amoral deste tipo? Dois mestres em Brasil, Hélio Jaguaribe e Roberto DaMatta, respondem:
Jaguaribe: Entendo pouco de futebol, mas um país que não está totalmente satisfeito com seu destino tende a valorizar pessoas supostamente capazes de alcançar as coisas. Isto se dá também neste caso. É um indício triste de frustração.
DaMatta: Este comentário é lamentável. Futebol é jogo. Se não fosse, já se saberia o resultado antes. Mas isto é muito brasileiro. É o que faz com que não tenhamos boas escolas, boas universidades... esta coisa de querer tudo rapidamente.Jogo de futebol não tem este nome à toa. Há um componente forte de sorte e azar. Tudo bem que há quem abuse da falta de sorte. É por isso que o futebol é uma metáfora da vida.