Existe uma luz no final do túnel.
A Copa do Nordeste, confirmada pela CBF para o início de 2013,abriu espaço para a discussão de uma nova reforma no calendário dofutebol brasileiro para 2014.
A volta dos torneios entre regiões é um tema cada vez mais fortenos bastidores da entidade e a repaginação dos campeonatosestaduais começa a ser vista como a melhor saída para o reforço docaixa dos clubes no primeiro trimestre.
As duas competições serão disputadas em 23 datas (12 para osregionais e 11 para os estaduais) e os valores negociados nacomercialização do direito de imagens das partidas agradaramosinteressados _ clubes, federações, televisão e anunciantes.
Osestaduais passarão a valer vaga nos torneios, e a distribuiçãode vagas na Copa do Nordeste foi bem aceita pelas federações.
Os estadosda Bahia e de Pernambuco terão três clubes, comSergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará ficando comduas vagas, cada.
O presidente da CBF José Maria Marin parece ser um entusiastadostorneios entre regiões, e o sucesso financeiro da Copa doNordeste será utilizado para o convencimento das federações naaprovação do Rio-São Paulo, por exemplo.
A última edição do torneio foi vencida pelo Corinthians, em2002, e o último clube carioca a levantar o troféu foi o Vasco, em1999.