Depois da vitória por 1 a 0 sobre a Ferroviária, que classificou o Vasco para a segunda fase da Copa do Brasil, o técnico Zé Ricardo concedeu entrevista coletiva nas dependências do Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, e fez sua análise sobre a atuação da equipe na partida.
- A gente tem que fazer uma avaliação com a cabeça fria. Sabíamos que seria um jogo difícil, de copa, a Ferroviária é competitiva, tem boa estrutura. Nosso objetivo era classificar, conseguimos nos defender, sabíamos que eles usariam a bola aérea, então só tenho que parabenizar o grupo, que está se formando ainda. Futebol não acontece da noite para o dia. Classificamos entre os quatro no Campeonato Carioca e agora conseguimos outro objetivo, que era seguir na Copa do Brasil. Claro que queremos a evolução coletiva e individual - disse Zé Ricardo.
O Vasco foi muito inferior à Ferroviária em Araraquara, terminou com 41% de posse de bola e quatro finalizações contra 22 do adversário. No segundo tempo, o único chute a gol da equipe de Zé Ricardo foi numa cobrança de falta de Nenê já no fim da partida.
Por isso, o treinador precisou responder a várias perguntas sobre a atuação ruim, mas sempre destacando que o importante era se classificar. Ele chegou a citar os casos de Grêmio e Sport, que foram eliminados na primeira fase da Copa do Brasil.
- Todos nós estamos empenhados aqui para que esse ano não ocorra o final do ano passado, que a gente consiga buscar a subida para a Série A. Mais uma vez: tivemos Grêmio sendo derrotado, Sport, CRB, outras equipes. A gente não pode se precipitar. Sabemos que o Vasco ainda tem um caminho longo para prosseguir, essas discussões são feitas internamente para que a gente trace esse caminho da maneira mais plausível possível - disse o comandante vascaíno.
- Preciso ressaltar o desempenho dos nossos atletas. Falar de outros reforços neste momento eu estaria menosprezando o grupo que a gente formou até agora. Com paciência, com calma e sabedoria o Vasco avi seguir seu planejamento. Num elenco em construção as oscilações vão ocorrer. Claro que não estamos satisfeitos com tudo, mas a primeira fase do Carioca e essa primeira fase aqui da Copa do Brasil vão dar um pouco mais de confiança aos nossos atletas. A gente tenta diminuir essa pressão trabalho após trabalho, dia após dia. É com equilíbrio e sabedoria que vamos concluir esse próximo passo - completou ele.
O Vasco enfrenta a Juazeirense, da Bahia, na próxima fase da Copa do Brasil. O jogo será em Juazeiro, na Bahia, em data que ainda será definida pela CBF. Diferentemente da primeira fase, quando o time de Zé Ricardo tinha vantagem em caso de empate com a Ferroviária, a vaga na terceira fase será decidida nos pênaltis se o placar terminar empatado