Os vascaínos costumam dizer que no Maracanã vão curtir e em São Januário vão se acabar. Por isso, “O Maior Do Mundo” é considerado a segunda casa do Vasco. Apesar de toda a briga envolvendo a nova concessão do estádio com os rivais Flamengo e Fluminense, o Cruz-Maltino defende que tem uma história e direito de jogar no Maraca. Para entender esse argumento, confira momentos em que o Maracanã foi a casa do Gigante da Colina.
1- Vasco x Cruzeiro (2022)
Pouco mais de 63 mil presentes assistiram a vitória carioca na série B por 1×0, com gol de Getúlio, contra o futuro campeão Cruzeiro. A massa cruzmaltina empurrou o time a um resultado crucial no acesso e também protagonizou um dos momentos mais bonitos do futebol brasileiro ao fim do jogo.
2- Vasco x Ceará (2016)
Na série B e precisando de uma vitória para evitar um vexame histórico, a torcida colocou mais de 56 mil pessoas no Maracanã para ver o clube voltar à elite. O Ceará fez 1×0 no primeiro tempo e deixou o estádio em desespero gritando o nome do Oeste que vencia o Náutico, time que disputava vaga com o Vasco, no outro jogo da rodada. No segundo tempo, Thalles fez dois gols relâmpagos e o Maraca foi abaixo. No fim, uma gigantesca vaia ecoou pelo estádio.
3- Vasco x América (1951)
Se hoje o Vasco joga no setor sul do Maracanã, é porque ganhou esse direito ao vencer o primeiro título de um clube no estádio: o Carioca de 1950. A vitória do Expresso da Vitória contra o América aconteceu em janeiro de 1951 e teve o placar de 2×1, com dois de Ademir.
4- Vasco x Cruzeiro (1974)
Com cerca de 110 mil presentes, o Vasco de Roberto Dinamite venceu o Cruzeiro por 2×1 na decisão do Campeonato Brasileiro e conquistou o seu primeiro título nacional.
5- Vasco x Manchester United (2000)
Uma das maiores vitórias da história do Gigante foi no Maracanã. O 3×1 sobre o Manchester United tinha cerca de 73 mil espectadores assistindo ao show de Edmundo e Romário no primeiro Mundial de Clubes da FIFA. Um dia inesquecível na memória do vascaíno e do estádio.
O Vasco conquistou 39 títulos oficiais no Maraca, sendo alguns deles o Campeonato Brasileiro de 1974, 1997 e 2000, o Rio-São Paulo de 1999 e alguns títulos da Taça Rio e Taça Guanabara. Além disso, um jogo entre Vasco x Flamengo em 1976 tem um dos maiores públicos do estádio, com 174.770 presentes. O maior artilheiro do Maracanã é Roberto Dinamite com 193 gols em 318 partidas disputadas.
O Gigante retorna ao “Maior do Mundo” no dia 6 de maio, contra o Fluminense, às 21h.