Uma conquista de 74 anos volta a ganhar cores e frescor. Nesta terça, será lançado o documentário "A Força do Gigante", que conta a história da campanha vitoriosa do Vasco no Campeonato Sul-americano de 1948. A produção, divulgada e apoiada pelo clube cruz-maltino, terá sua primeira exibição na cidade de Campos, no Norte do Estado do Rio.
Para recontar a história deste título, o documentário de 54 minutos refaz as jogadas através de animações e entrevista torcedores ilustres que guardam lembranças daquele período. Entre os depoentes estão Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Antônio Pitanga, Sérgio Cabral e Jaguar.
Dirigida e roteirizada pelo jornalista Marco Antonio Rocha, a produção conta ainda com a participação do locutor Evaldo José recriando a narração dos gols cruz-maltinos. Este recurso foi utilizado para compensar a perda das narrações originais, perdidas num incêndio.
O Sul-Americano de clubes foi conquistado pelo emblemático Expresso da Vitória, um dos times mais vencedores da história do Vasco e que acumulou títulos ao longo dos anos 1940. A equipe contava com nomes como Barbosa, Ademir, Chico, Ely, Danilo, Jorge, Augusto, Friaça, Lelé, Rafaneli e Ismael.
O torneio foi organizado no Chile e contou com sete participantes (River Plate-ARG, Nacional-URU, Colo-Colo-CHI, Litoral-BOL, Emelec-EQU e Deportivo Municipal-PER, além do Vasco). Seu modelo impressionou os europeus e serviu como inspiração para a criação do Taça dos Clubes Campeões Europeus, precursor da Liga dos Campeões. Por consequência, influenciou no surgimento da Libertadores da América.