Quando Vanderlei Luxemburgo divulgou uma nota, na sexta-feira, avisando que não ficaria no Vasco em 2020, a diretoria já tinha um plano: ir atrás de Abel Braga, livre no mercado. E era só esse. Não tinha A, B ou C. Nesta segunda, três dias depois da saída do ex-treinador, o comandante para 2020 foi anunciado ao fim de horas e mais horas de uma reunião.
Contactado nos últimos dias, Abel Braga se reuniu com seu empresário e filho, Fábio Braga, e o presidente Alexandre Campello nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. Por volta de 14h, iniciou-se a roda de negociações para que se chegasse a um acordo sobre o futuro do agora treinador do Vasco, até então desempregado.
O último trabalho de Abel Braga havia sido no Cruzeiro. Em Belo Horizonte, porém, conseguiu apenas três vitórias, oito empates e três derrotas. Após perder para o CSA por 1 a 0 no Mineirão, foi demitido e deu lugar a Adilson Batista, que não conseguiu evitar o rebaixamento celeste.
Voltando a esta segunda-feira...
Durante cerca de quatro horas de debates e ideias na mesa, o Cruz-Maltino e Abel Braga discutiram questões financeiras, tempo de contrato e outros detalhes que foram assinados ao fim da reunião que selou o início da terceira passagem do técnico pelo clube.
Amigos de longa data, Alexandre Campello e Abel Braga dissecaram a situação cruz-maltina, mas ainda não foi debatido o planejamento do Vasco para 2020.
Mas não pense que Abel Braga terá dias de folga depois de acertar com o novo clube. Nesta terça-feira, com todos os detalhes contratuais resolvidos, o técnico se reunirá com o diretor de futebol do Vasco, André Mazzuco, para debaterem os rumos da equipe profissional para a próxima temporada.
Jogadores em fim de contrato, prioridades, contratações, saídas... Tudo isso só será debatido neste próximo encontro, que deve ter a participação do presidente Alexandre Campello. Assunto, mais uma vez, não faltará.