Fora da lista de relacionados contra o Cruzeiro, Adson segue um desafio particular em seu retorno após lesão no Vasco. O atacante se recuperou de uma fratura na tíbia, mas ainda convive com dores na perna direita e não conseguiu engatar uma sequência de jogos no time depois de seu retorno.
O atacante ficou fora dos gramados por sete meses e voltou a ser relacionado na partida contra o Santos, na estreia do Vasco no Brasileirão. Desde então, o jogador não apareceu na lista de convocados por Fábio Carille em três jogos: Puerto Cabello, Flamengo e, agora, Cruzeiro.
Adson atuou em seis jogos na atual temporada, mas ainda não iniciou nenhuma partida como titular. O jogador de 24 anos saiu do banco de reservas contra Santos, Melgar, Corinthians, Sport, Ceará e Lanús. Contra o time cearense, entrou no intervalo e teve sua maior minutagem no período, mas, na sequência, voltou a acusar dores e precisou ser preservado do clássico contra o Flamengo.
Após o jogo contra o Lanús, Fábio Carille deu detalhes sobre a situação delicada do jogador, mas afirmou que o atleta vem evoluindo e precisa passar por esse processo para voltar a ter as melhores condições. O treinador comparou a lesão de Adson com a de Paulinho, do Palmeiras, que também teve uma fratura na região da perna ainda pelo Atlético-MG e estreou pelo time paulista somente este mês.
— Adson depende muito do que ele sente. É uma contusão muito chata. Paulinho (do Palmeiras) está passando por isso, muito parecida essa contusão. Depende muito dele. Quando ele estiver sem dor, vai para campo e vai trabalhar. E já tem melhorado. Antes, fazia um treino e, muitas vezes, tinha que ficar dois dias fora. Hoje, não. Para um dia, no outro já se sente melhor. Ele tem que estar crescendo com relação a isso e é difícil de controlar - revelou Carille.
— Não dá para dizer de minutagem. Ele vai estar à disposição quando fizer bastante treino, até para que ele tenha uma condição maior de jogo. Estão tendo reuniões sobre isso para a gente entender. Tem dia que tem muita dor, tem dia que tem dor nenhuma. Vai ter que passar por esse processo e temos que ter paciência para ter ele 100%. - completou o treinador.
Ao todo, Adson soma 194 minutos em campo em 2025. Confira os detalhes por jogo abaixo:
Minutos em campo de Adson após lesão
Jogos - Minutos em campo
Vasco 2 x 1 Santos - 28
Melgar 3 x 3 Vasco - 27
Corinthians 3 x 0 Vasco - 23
Vasco 1 x 0 Puerto Cabello -
Vasco 3 x 1 Sport - 33
Ceará 2 x 1 Vasco - 55
Vasco 0 x 0 Flamengo-
Vasco 0 x 0 Lanús - 28
Total: 194
Fonte: Gato Mestre
Sem Adson, o Vasco encara o Cruzeiro, pela sexta rodada do Brasileirão. A bola rola às 18h30 (de Brasília), no Parque do Sabiá.