Futebol

Afundado na crise, Vasco enfrenta Friburguense, que sonha alto

Quando se observa quais são os dois times envolvidos no duelo, não se tem dúvida de quem é naturalmente o favorito. Mas neste domingo, às 18h30m, o Vasco entra em campo para enfrentar o Friburguense em clara desvantagem em relação ao adversário. O time cruz-maltino joga em São Januário com a pior campanha da Taça Rio e está virtualmente eliminado na disputa por uma vaga na semifinal.

Enquanto o Vasco soma apenas um ponto em quatro rodadas, o Friburguense está firme na luta para chegar à semifinal, com seis pontos em três partidas disputadas no segundo turno do Campeonato Carioca. Assim, o que se espera em São Januário neste domingo é um ambiente de pressão a jogadores e dirigentes por parte da torcida.

Já com o pensamento voltado para a preparação para o Campeonato Brasileiro, o técnico Paulo Autuori promete observar alguns jogadores que não foram tão aproveitados em suas duas primeiras partidas no Vasco. O goleiro Michel Alves e o zagueiro Luan estão certos entre os titulares, enquanto o lateral-direito Elsinho e o volante Fillipe Soutto podem ganhar uma oportunidade.

O Tricolor da Serra vem embalado após a goleada do último domingo, sobre o Olaria, por 5 a 0. O time está motivado e segue na disputa por vaga na semifinal da Taça Rio. Durante a semana, o discurso foi de pés no chão, respeitando o Vasco, mas ninguém esconde que uma vitória sobre o Gigante da Colina vai ser um grande obstáculo superado. No último treino, o treinador Gerson Andreotti fez uma atividade tática com os titulares, antes de um animado rachão. O time viajou para o Rio de Janeiro no início da noite deste sábado.

Estevão Cunha da Trindade apita a partida, auxiliado por Francisco Pereira de Sousa e Gilberto Stina Pereira. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances do jogo em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O Premiere exibe a partida para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: Paulo Autuori não confirmou qual a formação que vai enfrentar o Friburguense. Mas é certo que a escalação será modificada em relação àquela do time que perdeu para o Botafogo. Sem Dedé (jogou sábado pela Seleção), será a vez de o jovem Luan ganhar uma nova chance como titular da zaga. Jogadores como Nei, Carlos Alberto e Tenorio podem ser poupados por causa do desgaste. Uma novidade será a presença do goleiro Michel Alves pela primeira vez como titular. O Vasco deve entrar em campo com Michel Alves, Nei (Elsinho), Luan, Renato Silva e Yotún; Sandro Silva, Wendel (Fillipe Soutto), Fellipe Bastos e Carlos Alberto; Eder Luis e Tenorio (Romário).

Friburguense: o Friburguense deve ir a campo com a mesma equipe que goleou o Olaria no último domingo. O técnico Gerson Andreotti mantém a base que joga desde o ano passado. O Frizão deve entrar com Adilson; Sergio Gomes, Cadão, Diego Guerra e Flavinho; Bidu, Lucas, Marcelo e Jorge Luiz; Ziquinha e Rômulo.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: o goleiro Alessandro cumpre suspensão automática. Dedé esteve a serviço da seleção brasileira no sábado. Rodolfo, Robinho e Leonardo estão entregues ao departamento médico.

Friburguense: o meia Elan sentiu uma lesão no joelho direito no treino de sexta feira e foi vetado. Bruno Leal vai para o banco.

FIQUE DE OLHO

Vasco: um dos contratados no início da temporada, Michel Alves terá sua primeira chance como titular do Vasco. O goleiro de 32 anos vai buscar permanecer na posição e conta com a experiência como trunfo para vencer a disputa com Alessandro.

Friburguense: o lateral Sergio Gomes, aos 39 anos, foi o destaque da última rodada, com três assistências e um gol. Sérgio sempre é uma forte arma ofensiva da equipe serrana pelo lado direito.

O QUE ELES DISSERAM

Paulo Autuori, técnico do Vasco: “O que fizamos nos primeiros 45 contra o Botafogo tem que ser mantido. Estou animado pra trabalhar. Apesar das dificuldades, não vou permitir perder qualidade nos treinos e jogos. Estou satisfeito com o trabalho, mas isso é pouco. É preciso transformar isso em gols e resultados”.

Marcelo, meia do Friburguense: “Vindo de um resultado desse motiva bastante, mas temos que ter os pés no chão e continuar trabalhando, pois ainda não estamos na zona de classificação. Mesmo (quase) eliminada, a equipe deles tem qualidade. Vamos encontrar dificuldade, sem dúvidas”.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* O Vasco não vence há cinco partidas (quatro derrotas e um empate) e também está há cinco jogos sem marcar gols. É pior jejum desde 1990, quando a equipe ficou seis partidas sem balançar as redes adversárias.

* O Friburguense tem apenas duas vitórias sobre o Vasco, sendo que nenhuma em São Januário. O time da Serra levou a melhor somente em seu estádio, uma vez em 2002 e a última em 2004.

* O Vasco tem um aproveitamento considerado ruim atuando em São Januário em 2013. Foram quatro jogos oficiais, com duas vitórias e duas derrotas.

ÚLTIMO CONFRONTO

Vasco e Friburguense se enfrentaram pela última vez também em São Januário, no dia 5 de fevereiro do ano passado, em partida válida pela Taça Guanabara. O time cruz-maltino venceu por 2 a 0, numa tarde de Diego Souza. O então camisa 10 marcou os dois gols, aos 45 minutos do primeiro tempo e aos 15 minutos da segunda etapa. Na ocasião, o Vasco jogou com a camisa azul, seu terceiro uniforme que fora lançado poucos dias antes.

Fonte: ge
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150