Genial, infalível, categórico e agora quebrador de recorde. Tudo isso é Neymar . Ao marcar duas vezes no triunfo do Santos por 3 a 1 sobre o Palmeiras, no último sábado, o moicano alcançou 43 gols na temporada em jogos oficiais pelo Peixe e passou a liderar o Prêmio Artilheiro do Ano na reta final da disputa. Como os principais correntes já entraram de férias, dificilmente o craque santista será ultrapassado. Será a segunda vez que o camisa 11 sairá vencedor desta corrida pelo Troféu Friedenreich. Em 2010, ele e Jonas (que era do Grêmio) haviam marcado 42 gols e obtinham a melhor marca até então.
O único que ainda tem uma remota chance de colar em Neymar é Luis Fabiano , atacante do São Paulo. No entanto, o Fabuloso tem apenas duas partidas (os jogos de ida e volta da final da Copa Sul-Americana, contra o Tigre-ARG) por fazer no ano e está 12 gols atrás do jogador do Santos. MIssão praticamente impossível.
O Corinthians disputará o Mundial de Clubes nos próximos dias e fará, no máximo, mais dois jogos neste ano. Além disso, o jogador do Timão com mais gols na temporada é Romarinho , com apenas 14, somando também as vezes em que balançou a rede com a camisa do Bragantino, ainda no primeiro semestre.
Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.