O Vasco volta a campo na quinta-feira (1º), às 16h, para enfrentar o Operário no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O confronto marca o retorno de Alex Teixeira ao palco onde o atacante foi protagonista e decidiu uma vitória que parecia improvável para o Cruz-Maltino.
Cria do Gigante da Colina, ele retornou ao clube em julho de 2022 para ajudar o time no acesso à elite do futebol brasileiro. Alex demorou para desencantar, mas fez seus primeiros gols naquela passagem justamente diante do Fantasma.
O Vasco perdia para o Operário por 2 a 1 no Estádio Germano Krüger, pela 33ª rodada da Série B, até os minutos finais. Entretanto, com gols de Alex aos 44 e 50 minutos, o Cruz-Maltino virou a partida e conquistou a vitória. O triunfo encerrou um jejum de oito jogos seguidos fora de casa sem pontuar.
Este foi o grande momento da segunda passagem de Alex Teixeira pelo Gigante da Colina. O atacante perdeu espaço ao longo de 2023 e deixou o clube ao fim daquela temporada.
Entretanto, retornou ao Vasco na janela do meio de 2024. Desde então, disputou 20 jogos oficiais, anotou um gol e deu uma assistência.