Mal chegou a São Januário na última segunda-feira, e o técnico Milton Mendes já comandou seu primeiro treino. Conhecido por ser um estudioso do futebol – realizou cursos da UEFA e fez estágio com José Mourinho -, o treinador vai ter trabalho nas próximas semanas.
Na atual temporada, a equipe cruz-maltina demonstrou desorganização em campo, espaçamento entre as linhas e pouca pressão sem a bola. O próprio treinador já definiu algumas características do modelo de jogo que gosta de imprimir em seus times: pressão sobre quem tem a bola, linhas próximas, compactando a equipe, e diminuição dos espaços ao adversário.
Falta de compactação da equipe chamou a atenção nos jogos de 2017 (Crédito: Esporte Interativo)
Milton Mendes já revelou que gosta de suas equipes pressionam o adversário (Crédito: Esporte Interativo)
Com o time adiantado e sem pressionar o homem da bola, a defesa ficou exposta e sofreu muitos contra-ataques neste início de ano, como mostram as imagens. Em 2017, o Vasco foi vazado em quatro oportunidades de contragolpe, contra Corinthians (2), pela Florida Cup, além de Fluminense e Macaé, no Carioca.
Vasco sofreu gols em 11 dos 15 jogos em 2017 (Crédito: Esporte Interativo)
Milton deve realizar mudanças no modelo de jogo do Vasco (Crédito: Esporte Interativo)
Segundo relatos de profissionais que atuaram com o treinador, Milton é bastante atualizado nos conceitos que aplica e exige dos jogadores um comprometimento grande quanto à parte tática.
A primeira partida de Milton Mendes no comando do Vasco será já nesta quarta-feira (22), contra o Madureira, em São Januário. Depois, o treinador terá seu primeiro grande teste no domingo (26), quando o Cruz-Maltino enfrentará o Flamengo, às 18h30 (de Brasília), no Mané Garrincha.