Perto de completar 24 anos, Dedé ainda inicia uma trajetória internacional. Mas ao menos no Peru, tem quase o mesmo status de Mito atribuído pela torcida do Vasco. Em Lima onde nesta terça-feira enfrenta o Alianza, pela Libertadores , o zagueiro desperta admiração pelas atuações diante de equipe peruanas.
Dedé chamou a atenção do país pela primeira vez na vitória do Vasco por 5 a 2 de virada sobre o Universitario, em São Januário, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana de 2011. Na ocasião, o zagueiro foi o grande nome cruz-maltino com um desempenho destacado no segundo tempo, marcando dois gols, além de atuar de forma decisiva auxiliando o ataque.
- Ele ficou muito conhecido aqui depois daquela partida. Não sabia que era zagueiro. Por aquela partida, pensei que jogasse avançando pelo lado direito - confessou Abner Casas, funcionário do hotel onde o Vasco está hospedado em Lima e torcedor do Universitario.
Dedé comemora gol marcado sobre o Alianza Lima em São Januário (Foto: Rudy Trindade/Frame/Agência Estado)
Na vitória do Vasco por 3 a 2 sobre o Alianza Lima, também em São Januário, Dedé marcou o gol da virada por 2 a 1 e foi novamente peça fundamental para o triunfo cruzmaltino. Nesta terça atuando pela primeira vez em Lima, o zagueiro desperta a atenção da torcida local, principalmente por ajuda ao sistema ofensivo.
- Minha impressão é de o Dedé se destaca mais quando vai ao ataque do que propriamente em sua atuação como defensor. De qualquer maneira, foi decisivo nas duas vezes em que atuou contra os peruanos e, por isso, é o jogador que mais desperta nosso interesse no elenco do Vasco - afirmou o jornalista peruano Franco Lostaunau, da rede de televisão CMD.