Futebol

Bahia entrará em campo para impedir Vasco de chegar à liderança



Disposto a se isolar na liderança do Campeonato Brasileiro, o Vasco, que chega para esta 31ª rodada com os mesmos 54 pontos do Corinthians, visita o Bahia neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Pituaçu, em Salvador (BA). Para ficar sozinho em primeiro lugar, além de ganhar, o Cruz-maltino vai precisar torcer para que o Timão tropece no Internacional em duelo programado para o mesmo horário.

Se analisar a tabela de classificação, a tarefa do Vasco não parece das mais complicadas, pois o Bahia tem 36 pontos e flerta com a zona de rebaixamento. O problema é que o Tricolor baiano virou uma espécie de terror dos cariocas neste Campeonato Brasileiro. Na competição nenhum time do Rio de Janeiro conseguiu superar o Bahia.

No primeiro turno, o Vasco empatou por 1 a 1 com o Bahia, em São Januário. Naquela ocasião, os baianos abriram o placar e os vascaínos arrancaram a igualdade apenas nos acréscimos do segundo tempo.

Contra o Flamengo, o time da Boa Terra empatou por 3 a 3 em casa, mas deu um banho no Rubro-negro no Rio de Janeiro, com um 3 a 1 que acabou saindo barato para Ronaldinho Gaúcho e companhia. O Fluminense, por sua vez, foi uma presa fácil para o Bahia. No primeiro turno, os baianos ganharam por 1 a 0 no Rio de Janeiro e em casa, os nordestinos venceram por 3 a 0. O Botafogo não foi derrotado pelo Bahia, mas também não ganhou. Primeiro empatou fora de casa por 1 a 1 e, na capital carioca, ficou no 2 a 2.

\"Será um dos jogos mais complicados que vamos enfrentar nesta reta final de Campeonato Brasileiro. O Bahia é muito forte jogando em casa e sabe que precisa fazer o resultado para diminuir o sofrimento nas rodadas finais. O sinal de alerta já foi ligado no nosso grupo. Independentemente do que aconteceu nas partidas do Bahia contra outras equipes do Rio de Janeiro, já esperamos um jogo complicado por conta do elenco do nosso adversário. O Bahia tem muita qualidade e experiência\", afirmou o zagueiro Dedé.

Na visão do técnico Cristóvão Borges, o Vasco deve esquecer o passado dos confrontos entre baianos e cariocas e focar nesta partida. Aliás, o treinador não quer ver seus atletas preocupados com nada, nem mesmo ansiosos com a possibilidade de liderarem.

\"O importante neste momento é o Vasco continuar fazendo a sua parte na competição, pois em algum momento vamos conseguir nos isolar na liderança. Não podemos ficar vivendo os problemas dos outros, senão não vamos conseguir resolver os nossos. Claro que queremos sempre que os concorrentes diretos tropecem, mas temos que pensar nisso sempre depois de ganharmos os nossos jogos\", declarou o treinador.

Para este jogo o Vasco segue sem poder contar com o meia Juninho Pernambucano, que se recupera de estiramento muscular na panturrilha esquerda. A zaga também tem tirado o sono do treinador. Isso porque Renato Silva recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Atlético-MG e terá que cumprir suspensão. O reserva imediato, Victor Ramos, sofreu um estiramento na coxa esquerda e só deverá ser liberado pelo departamento médico para voltar a treinar com bola na próxima semana. Sendo assim, o único zagueiro de origem à disposição é Douglas, que parece não transmitir tanta confiança ao técnico, que decidiu improvisar o volante Nilton no setor.

O volante Jumar e o meia Felipe voltam ao time após cumprirem suspensão diante do Atlético. O segundo vai jogar na lateral esquerda, com Julinho no banco de reservas. Já Jumar assume o posto de Fellipe Bastos, suspenso pelo STJD por conta da entrada violenta dada no meia argentino D´Alessandro durante a derrota de 3 a 0 para o Internacional. Quem está completamente recuperado de lesão na coxa esquerda é o volante Eduardo Costa, que vai atuar por conta da improvisação de Nilton na zaga.

Pelo lado do Bahia, Joel Santana, com a experiência de quem conhece muito bem o futebol carioca, prega a humildade como receita para o Bahia ganhar. O treinador do Tricolor reconheceu que sua equipe é inferior tecnicamente ao rival e que, por isso, terá que se esforçar muito na luta pela vitória.

\"Vamos enfrentar o atual campeão da Copa do Brasil e um dos líderes do Campeonato Brasileiro. Temos que ter a humildade para entender as nossas limitações e sabermos que precisaremos atuar no nosso limite para que a vitória seja alcançada. Mas confio no meu grupo e sei o que podemos conseguir\", disse Joel.

Sobre a escalação, Joel Santana tem apenas uma dúvida de ordem médica. O lateral esquerdo Dodô, com dores na parte posterior da coxa direita, será reavaliado. Caso seja vetado, Ávine será o titular.

Fonte: Gazeta Esportiva
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150