O Barcelona anunciou nesta quinta-feira a venda em definitivo do meia Philippe Coutinho para o Aston Villa. O clube inglês acertou o pagamento de cerca de 20 milhões de euros (o equivalente a cerca de R$ 108 milhões) pelo jogador brasileiro, que já atual pelo Villa por empréstimo na atual temporada. Coutinho assinou contrato até 2026.
O Vasco terá direito a receber 2,5% desse valor, ou seja, aproximadamente 500 mil euros (R$ 2,7 milhões), de acordo com o mecanismo de solidariedade da Fifa para clube formador.
O acordo entre Aston Villa e Barcelona já tinha sido noticiado pela imprensa europeia nos últimos dias. O jogador da seleção brasileira tinha contrato com o Barça até 30 de junho de 2023.
Coutinho chegou ao clube inglês em janeiro, por empréstimo até o final de 2021/22, com opção de compra ao final da temporada. Pelo acordo, o Aston Villa arcava com cerca de 65% do salário do brasileiro.
A possibilidade de continuar jogando sob o comando do técnico Steven Gerrard, seu companheiro nos tempos de Liverpool, foi decisiva para a permanência de Coutinho. Desde que chegou, o meia brasileiro voltou a jogar bem, disputou 16 jogos, marcou quatro gols e deu três assistências.
Aston Villa is delighted to announce the permanent signing of Philippe Coutinho from Barcelona for an undisclosed fee! 🙌
— Aston Villa (@AVFCOfficial) May 12, 2022