Os jogadores formados nas categorias de base do Vasco participaram de 14 dos 30 gols da equipe na Série B. Aliás, isso corresponde a cerca de 47% de participação.
A análise levou em consideração os números de Alex Teixeira, Andrey, Eguinaldo, Gabriel Pec, Lucas Figueiredo e Marlon Gomes. Outros atletas que passaram pela base como Juninho e Riquelme não fizeram parte, pois não marcaram gol ou deram assistências. Os dados usados nesse estudo são do site Sofascore.
Base do Vasco: Alex Teixeira
Com um começo discreto, Alex Teixeira deu uma assistência para gol de Raniel, na derrota para a Ponte Preta por 3 a 1 em Campinas. O camisa 7 vascaíno estava sendo escalado de ponta e tendo um retorno tímido ao Vasco. Contudo, Teixeira passou a jogar como um falso 9 e tem crescido de rendimento.
Andrey
O promissor volante Andrey, de 18 anos, já marcou cinco gols na segunda divisão. Ao lado do Nenê, ele é o vice-artilheiro da equipe. Afinal, o centroavante Raniel é artilheiro, com oito gols.
Eguinaldo
Com ascensão meteórica, o centroavante Eguinaldo já possui nove jogos entre os profissionais e dois gols feitos. Inclusive, o último deles no jogo passado, contra o Guarani. Portanto, em poucas partidas, o camisa 21 está conseguindo manter o destaque que conquistou nas categorias sub-17 e 20. Razão que o levou para a equipe principal do Cruz-Maltino.
Gabriel Pec
O atacante de velocidade Gabriel Pec tem apenas um gol na Série B, marcado contra o CSA, em São Januário, aproveitando rebote. O camisa 11 do Gigante da Colina quando é titular contribui bastante na questão tática.
Lucas Figueiredo
Figueiredo teve um início muito bom na segunda divisão do Campeonato Brasileiro, marcou dois gols de média distância contra Bahia e Náutico. Ele conseguiu balançar a rede dos adversários após cobranças de faltas ensaiadas. Vale destacar que o atacante também deu duas assistências.
O camisa 15 acabou caindo de rendimento no decorrer da competição junto com o resto da equipe. No entanto, o fato de se doar pelo time na marcação e na parte tática são essenciais para o funcionamento do time.
Marlon Gomes
Marlon Gomes também possui pouco tempo entre os profissionais. Contudo, demonstrou muita personalidade e logo conquistou seu espaço no time titular. Isso ocorreu pelo seu talento e principalmente pela versatilidade.
O jovem meio-campo já atuou em sete partidas no elenco principal e marcou um belo gol no confronto com o Tombense.
Confira o número dos jogadores formados na base do Vasco na Série B
Alex Teixeira – Uma assistência
Andrey – Cinco gols
Eguinaldo – Dois gols
Gabriel Pec – Um gol
Lucas Figueiredo – Dois Gols e duas assistências
Marlon Gomes – Um gol e uma assistência*
*A assistência do Marlon Gomes foi para um dos gols de Eguinaldo, por isso não contou na pesquisa