Eurico Miranda já decidiu os nomes que vão comandar o Departamento de Basquetebol do Vasco da Gama em uma missão nada fácil: reestruturar e refortalecer o esporte mais querido dos vascaínos, após é claro do futebol.
Primeiramente foi nomeado Fernando Lima, como Vice-Presidente de Esportes de Quadra e Salão. Fernando tem um vasto currículo vitorioso no clube como jogador e dirigente e reassumirá o cargo que esteve a frente durante os dois mandatos anteriores de Eurico Miranda. O vice-presidente foi o principal responsável pela montagem da maior equipe da história do basquete do Vasco, que ganhou praticamente tudo que disputou entre os anos de 1997 e 2001.
A grande novidade ficará por parte da diretoria, que será dividida em dois setores: um que cuidará exclusivamente da equipe adulta e outra que terá cuidados especiais com as categorias de base. E para assumir esses cargos foram escolhidos dois abnegados e grandes vascaínos: Iran Silva e Rogério Abreu.
Iran Silva é Benemérito e já foi diretor no primeiro mandato de Eurico Miranda em 2000. Ficará responsável pela Diretoria do time adulto, que já deverá voltar forte para o ano que vem. O Vasco pretende estar de volta a elite do basquetebol brasileiro na próxima temporada, na qual já pretende retornar a jogar o NBB. Iran sempre foi um grande abnegado do basquete vascaíno, jogou no clube, seus dois filhos também foram atletas do Vasco e sempre esteve de prontidão a ajudar o Almirante quando podia.
Em declaração ao blog CRVG – Em Todos os Esportes, no início de 2013, o treinador Christiano Pereira falou sobre a importância que Iran Silva teve no basquete vascaíno, confira:
- Teve uma pessoa que passou por aqui que acho importante citar, chamava Iran Silva. Os dois filhos dele foram atletas, estudou comigo. O Iran foi jogador, morador da Barreira do Vasco, depois ele teve que correr a vida dele como profissional, e graças a Deus conseguiu construir a vida dele muito bem, se tornou empresário. Depois de sei lá quanto tempo fora do Clube, trouxe os filhos dele para jogar, se tornou diretor de basquete, não sei se Benemérito ou Grande Benemérito, até 2003, 2004, ajudou muito o Clube.
Já pela Diretoria das Categorias de Base, outro ilustre vascaíno assumirá o posto: Rogério Abreu. Sócio Emérito do clube, participou das últimas três eleições do Conselheiro Deliberativo pelas chapas de Eurico Miranda. Rogério sempre foi um apaixonado e abnegado pelo basquetebol vascaíno. Mesmo sem exercer uma função dentro do clube nos últimos anos, Rogério foi um nome forte do Vasco junto a Federação e vem sempre ajudando como pode o esporte dentro do clube. É um ex-atleta de basquete e o seu filho joga no Vasco desde os 8 anos de idade (atualmente tem 12). Era torcedor de arquibancada do basquete vascaíno nos anos de 1980, a partir daí veio a aproximação com Fernando Lima.
A tendência é que com os novos dirigentes do basquete cruzmaltino, o Vasco volte a ser forte em um desporto que já trouxe tantas alegrias aos vascaínos, e que continua tendo um lugar de carinho no coração de cada torcedor. Novos e bons ventos sopram a favor de São Januário, local onde terão muito trabalho pela frente, mas a vontade de fazer o Vasco gigante novamente e com muita dedicação ao clube, traz a esperança do apaixonado pelo clube voltar a sonhar com tempos melhores, não só no basquete, mas também em todos os esportes do Club de Regatas Vasco da Gama, que tem em sua essência essa imensa poliesportividade.