Três anos depois, o Vasco voltou a disputar uma partida de basquete profissional. Na estreia, o Vasco/Tijuca - parceria entre o cruzmaltino e o Tijuca Tênis Clube - venceu o clássico contra o Botafogo por 60 a 52 na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), principal competição de base do país.
A partida simbolizou também um passo para o basquete carioca. Em julho de 2019, o Vasco suspendeu a modalidade "motivada pela contínua necessidade de racionalização dos recursos financeiros". Do outro lado, apesar do Botafogo ter um time disputando a Liga Ouro, divisão de acesso para o NBB (Novo Basquete Brasil), retornou para a disputa da LDB depois de 7 anos ausente.
O jogo
O Vasco assumiu a dianteira do placar desde o início, abrindo 8 pontos de vantagem no fim do primeiro quarto: 20 a 12. No segundo período, o Botafogo se encontrou, pressionou e colou no placar, deixando tudo em aberto: 28 a 30. Mas, o segundo tempo teve o mesmo retrato: o Cruzmaltino iniciando bem e administrando o resultado na terceira parcial: 43 a 40. O Glorioso continuou no perseguição do placar, teve algumas oportunidades de virar, mas ficou atrás do placar durante toda partida. No último período, o Vasco abriu margem e fechou com tranquilidade em: 60 a 52.
O destaque da partida foi Matheusinho. O armador de 22 anos é um dos mais experientes do time, tendo já disputou as últimas duas temporadas do NBB pelo Pato Basquete.
O cruzmaltino volta à quadra nesta terça-feira, dia 19, às 14h30 contra o Coritiba Monsters. Mais tarde, às 19h, é a vez do Botafogo buscar a primeira vitória contra o Luvix/União Corinthians. Ambos os jogos são realizados no Ginásio Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz do Sul (RS) - cidade base do grupo.
Resumo:
1º Quarto: Botafogo 12 x 20 Vasco
2º Quarto: Botafogo 16 x 10 Vasco
3º Quarto: Botafogo 12 x 13 Vasco
4º Quarto: Botafogo 12 x 17 Vasco
Placar final: Botafogo 52 x 60 Vasco