A equipe do Geração era a zebra entre os times grandes nas semifinais da Taça Guanabara de futebol de areia, mas terminou o dia curtindo a vaga na final do torneio ao som de pagode. O principal responsável pela classificação e pelo samba na comemoração foi o artilheiro do time da zona sul carioca, Emerson, autor de três gols na vitória por 6 a 5 sobre o Vasco. Após o apito final, o percussionista, e agora carrasco, disparou em tom de brincadeira:
- Marquei três, posso pedir música? Eu sei que hoje é segunda, mas é do grupo dos parceiros aqui do Geração - questionou Emerson lembrando do quadro do programa \"Fantástico\", no qual o jogador que marca três vezes nas partidas de domingo tem direito a escolher a trilha sonora dos seus gols.
O artilheiro da semifinal pediu música e acabou ganhando de volta sua vaga de percussionista no grupo \"Papo de Samba\", onde tocava pandeiro ao lado dos companheiros de time Osnir, Tharso e Rodrigo Nery. O pagode começou nas confraternizações após os treinos na escolinha do bairro carioca e não demorou para virar coisa séria. Emerson optou pela bola e os antigos integrantes das seleções estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro preferiram os palcos.
- Ele era meio avoado, faltava aos ensaios. A gente o deixou de castigo por um tempo. Mas ele vai voltar - brincou Rodrigo, depois de cantar, a pedido do amigo, a música \"Teste de fidelidade\", de autoria do grupo.
Nove anos depois de terem levado a brincadeira a sério, os experientes pagodeiros voltaram à praia para ajudar aqueles que optaram pela bola a levar o Geração à final da Taça Guanabara. Agora os pagodeiros querem levar Emerson de volta ao comando do pandeiro no \"Papo de Samba\".
Mas, para retornar aos palcos ao lado dos amigos, não basta o aval dos companheiros de futebol e samba. O craque das areias precisa passar pela sua mais implacável marcação: a da esposa.
- Eu vou voltar... Se a minha mulher deixar, claro - finalizou.
Antes de voltar a tocar, Emerson e seus companheiros têm pela frente a final da Taça Guanabara, nesta terça-feira, às 11h45m (de Brasília), contra o Botafogo, que goleou o Flamengo por 7 a 3. Em caso de vitória, não vai faltar samba nas areias do Leme, palco da grande final.