A campanha nacional para arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes no Maranhão conta com a solidariedade dos artistas, cuja porta-voz é a cantora Alcione, com participação nos programas de Ana Maria Braga e de Netinho, segundo informações do governo estadual. A banda de reggae Tribo de Jah será uma das atrações de um show beneficente que acontecerá na capital federal, cujo ingresso será um alimento ou uma roupa a ser doado. Segundo o coordenador da campanha nacional, o representante do Governo do Maranhão em Brasília, Francisco Escórcio, \"também estamos tendo apoio maciço dos clubes de futebol, que participarão da campanha por intermédio de atletas do Vasco, Flamengo, Corinthians.\"
De acordo com o coordenador, em cada estádio haverá um posto de arrecadação, na próxima quarta-feira, na Copa do Brasil, e no outro fim de semana no Campeonato Brasileiro. O secretário em Brasília disse que a campanha já arrecadou até o momento cerca de mil colchões, 40 toneladas de arroz, 42 toneladas de roupas, entre outros mantimentos que deverão chegar ao Maranhão nos próximos dias.
Algumas doações começaram a chegar ao Estado no sábado. Aeronaves do tipo Hércules C 130, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousaram no Aeroporto Internacional Cunha Machado, trazendo colchões, kits salvamento, além de equipe de militares do Corpo de Bombeiros de São Paulo especializada em tragédias. No fim da noite de sábado e a madrugada de ontem, chegaram mais duas aeronaves trazendo os restantes dos colchões restantes do Distrito Federal e cerca de oito toneladas de medicamentos.
\"Há uma semana que a Força Aérea tem auxiliado em voos de cargas nos quais já foram trazidos para o Nordeste cerca de 220 toneladas de mantimentos e materiais de socorro aos às vítimas das enchentes. As operações agora se concentraram mais no Maranhão em ações que acontecerão quase diariamente\", frisou o comandante major Max Cintra Moreira. Duas pessoas continuam desaparecidas em Trizidela do Vale, no interior do Estado. Segundo o major Abner Ferreira, da Defesa Civil Estadual, as vítimas desapareceram após a canoa onde estavam virar. Em todo o Maranhão, 196 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas.