Futebol

Carlos Alberto e Dorival Júnior foram os que tiveram mais passagens pelo STJ

Campeão brasileiro da Série B deste ano, o Vasco tem muito o que comemorar nesta temporada. Além de dominar a Segunda Divisão, o Cruzmaltino também contou com um dos artilheiros da competição, o atacante Elton, que deve sair do clube nos próximos dias. Fora das quatro linhas, o time de São Januário teve algumas passagens marcantes no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas nada que comprometesse realmente o rendimento da equipe durante a competição nacional.

O jogador que mais teve passagens pelo tribunal foi o capitão da equipe, Carlos Alberto. O meia foi denunciado em três oportunidades. A última delas é referente ao tapa que deu em Edmundo, atacante do Campinense. Na sessão, o vascaíno foi suspenso por duas partidas. Nas outras vezes em que o camisa 19 esteve em pauta, foi por infrações cometidas nas partidas conta América/RN e Guarani/SP, sendo também punido.

O ex-técnico do clube, Dorival Júnior, que na próxima temporada comandará o Santos, também foi um dos que passou pelo tribunal. Na primeira denúncia, o treinador foi suspenso por 30 dias no artigo 187 – ofender moralmente – do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). No entanto, em segunda instância, Dorival foi absolvido pelo Pleno do STJD e só cumpriu três dias, pelo fato de ter conseguido efeito suspensivo logo depois de ser punido no primeiro julgamento. A outra denúncia foi no artigo 188 – manifestar-se de forma desrespeitosa ou ofensiva – do CBJD, mas, neste caso, foi absolvido.

O clube também não saiu ileso. O Vasco foi apenado em duas oportunidades, na primeira com R$7 mil de multa pelo atraso de sete minutos na partida contra o Juventude, e, na segunda, com R$4 mil, pelo mesmo motivo, quatro minutos de atraso. Allan, Enrico, Mateus, Robert e Amaral também estiveram em pauta no decorrer da Série B deste ano.

Atualmente, o Gigante da Colina segue buscando reforços para a próxima temporada. Na manhã da última quinta-feira, dia 17 de dezembro, o atacante Dodô, que ficou suspenso por cerca de um ano e meio por conta de flagra no antidoping, foi apresentado como jogador do clube. Geovane Maranhão, ex-Artsul, Élder Granja, ex-Sport, Léo Gago, ex-Avaí, Jumar, ex-Palmeiras, e Gustavo, ex-Cruzeiro, foram os outros nomes que pintaram na Colina. O zagueiro Thiago Martinelli, que estava no Japão, deve ser apresentado nos próximos dias. Já Reilnado, ex-Botafogo, Rafael Coelho, artilheiro pelo Figueirense, e Fernandinho, ex-Barueri, são alguns dos nomes que interessam ao Cruzmaltino.

Fonte: Justiça Desportiva
  • Domingo, 27/04/2025 às 18h30
    Vasco Vasco 0
    Cruzeiro Cruzeiro 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Parque do Sabiá
  • Quinta-feira, 01/05/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Operário Operário
    Copa do Brasil Estádio Germano Krüger
  • Domingo, 04/05/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Quarta-feira, 07/05/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Puerto Cabello Puerto Cabello
    Copa Sul-Americana Estadio Misael Delgado
Artilheiro
Pablo Vegetti 14
Jogos
Vitórias 9 (37,50%)
Empates 8 (33,33%)
Derrotas 7 (29,17%)
Total 24
Gols
Marcados 30 (56,60%)
Sofrido 23 (43,40%)
Total 53
Saldo 7
Cartões
Amarelos 53 (100,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 53