Futebol

Colunista afirma que se amadurecer, Bernardo tem vaga na Seleção

Bem colocado no campeonato, o Vasco enfrenta hoje o Avaí, mas já não poderá contar com um dos principais responsáveis pela última vitória contra o Palmeiras, o jovem meia Bernardo, que bateu aquela falta de forma tão primorosa. Reserva do time (pelo menos ainda), Bernardo já está suspenso por causa de mais um cartão amarelo, naquele mesmo jogo.

Esse é um dos problemas do talentoso jogador. Sempre que entra, e às vezes para jogar pouco tempo, ele leva o cartãozinho dele pra casa. Está sempre nervosinho, irritadiço, reclamando em altos brados, vociferando contra qualquer marcação do juiz e do bandeirinha. Tão moço, não é?

Outro problema é que, quando entra em campo desde o início, Bernardo não confirma as boas atuações de quando entra no segundo tempo, quase sempre para conduzir o time ao ataque e decidir o jogo, como fez domingo, em São Januário. Passa longe de ser inútil, mas longe também do jogador que decide a parada no segundo tempo.

Nenhum desses probleminhas tem peso para frustrar a carreira de Bernardo, justamente por ser ela tão incipiente. Ele não só tem bastante tempo para aprender como, vejam só que sorte!, tem um professor o mais próximo possível, um professor inclusive de educação, seu técnico Ricardo Gomes.

Não é à toa que Ricardo Gomes é elogiado, muito e sempre, pela imprensa esportiva. Possui caracteres bem distintos da maioria de seus colegas, alguns medalhões da margem do campo. É educado, sabe se controlar, não faz questão de exibir pose nem arrogância de professor doutor. Enfim, a pessoa indicada para orientar o garoto que se acha muito mais do que realmente é. Será que Ricardo Gomes, com essa autoridade, ainda não tentou educar e apaziguar essa promessa do seu elenco?

O outro problema — o da disparidade de suas atuações como titular e como reserva —, acredito que Bernardo possa resolver por si próprio, com o amadurecimento. E teríamos então, se isso acontecesse, mais um candidato à novíssima geração de 2014. Você não acha, Ricardo?

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Coluna do Fernando Calazans - Jornal O Globo
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150