A chegada do argentino Ramón Díaz pode dar sobrevida para Luca Orellano. Contratação mais cara do clube em 2023, a jovem promessa ainda não conseguiu se firmar e teve poucas chances quando Maurício Barbieri era o treinador do time.
Aos 23 anos, o jovem sempre foi um do destaque do Vélez Sarsfield-ARG desde que chegou aos profissionais. Cobiçado por diversos clubes, o Vasco precisou desembolsar cerca de R$ 20,7 milhões por 60% dos direitos econômicos.
Além disso, o jogador pode atingir metas, que obrigariam o Vasco a aumentar o percentual e pagar a mais pelo atacante ao Vélez. contrato, o Vasco ainda pode ser obrigado a comprar mais 25% do direitos de Orellano. São 12,5% se ele completar 27 partida e mais 12,5% se ele completar 60 partidas.
Conehcido de Ramón Díaz, o jovem atacante pode ser mais tuilizado pela nova comissão técnica. OIrellano, segundo Barbieri, gosta de atuar na mesma faixa de campo de Gabriel Pec, um dos poucos destaques do Vasco na temporada. Por isso, vinha sendo reserva.
"Sobre o Orellano, a gente vem trabalhando para desenvolver a questão de ajuda defensiva. Por mais que tente desenvolver algumas coisas com o Luca Orellano, tem coisas que ele não vai ser capaz de me entregar. Preciso de sabedoria para criar uma maneira de jogar para potencializar aquilo que ele tem de bom e expor ele menos vezes ao que ele não tenha de tão bom. E tem também o processo de adaptação. É jovem e jogou a carreira inteira no Vélez", explicou o treinador da época.
O antigo treinador já tinha pensado em usar o camisa 14 de forma mais centralziada, mas o próprio rechaçou esta maneira de jogo. Orellano soma 15 jogos, com nenhum gol e nenhuma assistência. Ele só foi titular em três jogos e tem 399 minutos jogados, cerca de 4,4 partidas em 29 do Vasco no ano.
Com Ramón Díaz, a tendência é que Orellano seja titular nos primeiros jogos. Ele foi titular com o interino William Batista nas partidas contra o Botafogo e diante do Cruzeiro, ambas derrotas, mas teve atuação discreta.