Foi atuando como um lateral direito no Paysandu que Yago Pikachu despontou para o cenário nacional. E se depender do técnico Vanderlei Luxemburgo, será desta maneira que o polivalente jogador atuará sob seu comando no Vasco.
O retorno à posição de origem aconteceu já no domingo passado, no empate em 1 a 1 com o Avaí, em São Januário. A tendência é a de que ele seja mantido no setor para o próximo compromisso, neste domingo (26), contra o Fortaleza, na capital cearense.
Desde que chegou ao Vasco, Pikachu atuou muito mais vezes como um meia avançado do que como lateral, e os números variaram bastante no quesito gols em comparação com o período de Paysandu. Confira:
Paysandu
2012 - 12 gols
2013 - 15 gols
2014 - 15 gols
2015 - 20 gols
Vasco
2016 - 4 gols
2017 - 5 gols
2018 - 19 gols
2019 - 4 gols
Quase se transferiu para o exterior
A boa fase mesmo com o Vasco penando para permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro em 2018 fez com que o mercado do exterior olhasse para Yago Pikachu. O jogador chegou a receber sondagens de clubes do Japão e Estados Unidos, além de algumas equipes brasileiras, mas elas não se concretizaram em propostas oficiais e o lateral acabou permanecendo em São Januário.
Pikachu tem sido titular desde o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Somente no último domingo, no entanto, atuou como lateral direito.
"Realmente estamos passando por um momento delicado, mas precisamos superar tudo e voltar a vencer. Só vencendo que a gente irá mudar tudo isso que estamos passando. Queremos sair o quanto antes dessa zona desconfortável", disse Pikachu ao site oficial do Vasco.