Futebol

Com Zé Ricardo, Vasco parece ter corrigido problemas na bola aérea

Enquanto metade dos gols do Botafogo no Carioca saiu de bolas cruzadas na área, Vasco corrige falhas que causaram estrago na temporada passada e tem o maior rebatedor do campeonato.

Siga o SuperVasco nas redes sociais: Bluesky | Facebook | Instagram | Telegram | Threads

O Vasco x Botafogo deste domingo, válido pela sexta rodada do Campeonato Carioca, promete ser um bom duelo pelo alto. As duas equipes começaram a temporada com uma bola aérea forte, ofensiva e defensivamente, e pode ser que essa valência dite o ritmo do clássico que será realizado no Estádio Castelão, em São Luís, no Maranhão.

Mandante da partida, o Vasco sofreu com bolas alçadas na área na temporada passada, quando a dupla de zaga era formada por Leandro Castan e Ricardo Graça. Todo cruzamento causava arrepios nos torcedores. Certamente foi um dos motivos pelo fracasso na busca pelo acesso à Série A.

O Vasco versão 2022, com Zé Ricardo no comando, parece ter corrigido esse problema. Dos seis gols sofridos até aqui no estadual, apenas um nasceu de cruzamento na área: o de Wandinho, do Boavista, ainda na segunda rodada. Com Anderson Conceição e Ulisses, que, juntos, são apenas dois centímetros mais altos que a antiga dupla, a defesa tem se mostrado segura nesse sentido.

A propósito, Anderson é o maior rebatedor de todo o campeonato, segundo estatísticas divulgadas pelo próprio Carioca. Ele já rebateu 51 bolas da área nos cinco jogos disputados até aqui.

Ofensivamente a equipe também vem se dando bem. O próprio Anderson Conceição participou de um gol dessa maneira, ganhando de cabeça em cobrança de escanteio, e Getúlio aproveitou o rebote para marcar contra o Madureira. Dois dos três gols anotados por Raniel, vice-artilheiro do time, foram de cabeça.

Poder de fogo

Por sua vez, a bola pingada na área é uma das principais armas desse Botafogo, que será comandado interinamente por Lúcio Flávio no clássico depois do desligamento do técnico Enderson Moreira.

Dos 10 gols marcados até aqui no campeonato, cinco nasceram de cruzamentos na área. Não foram necessariamente gols de cabeça - três se deram em finalizações com a perna.

Na primeira rodada, contra o Boavista, e na segunda, contra o Bangu Diego Gonçalves marcou dessa maneira de cabeça. Em seguida, na vitória de virada sobre o Madureira, foi a vez de Kanu, Joel Carli e Raí.

Fonte: Globo Esporte
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (40,38%)
Empates 16 (30,77%)
Derrotas 15 (28,85%)
Total 52
Gols
Marcados 70 (52,63%)
Sofrido 63 (47,37%)
Total 133
Saldo 7
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147