Futebol

Como Vegetti ficou ainda mais letal no Vasco; mapas de calor

O primeiro tempo já se aproximava dos últimos segundos quando o argentino Garré, cercado pela marcação, quase na bandeirinha de escanteio, cruzou da forma que conseguiu para a grande área. Com a bola longe da trajetória ideal, Vegetti deu dois passos para trás e ajustou seu posicionamento. Como se fizesse com a mão, colocou-a, de cabeça, no cantinho do goleiro Romero para marcar o gol que daria ao Vasco a vitória por 1 a 0 sobre o Puerto Cabello, pela Sul-Americana. Foi um dos seis que o camisa 99 marcou nos últimos cinco jogos, em início avassalador nas principais competições do ano pelo cruz-maltino, que volta a campo hoje, pelo Brasileirão, em visita ao Ceará, às 21h30.

Nas seis últimas oportunidades em que foi às redes, três foram pelo Brasileirão e três pela Sul-Americana. No total, são 13 gols em 17 jogos do Pirata neste temporada. Um início ainda melhor que o do ano passado, quando havia marcado oito nessa mesma quantidade de partidas.

Da metade de 2023, quando chegou ao Vasco, até aqui, são 46 gols em 92 jogos. Vegetti já é o segundo maior artilheiro estrangeiro da história do clube — atrás apenas do uruguaio Villadoniga, que fez 83 entre 1938 e 1942 — e o maior no século.

O momento especial em 2025 tem a ver também com a companhia que ganhou nas tramas ofensivas do Vasco. Em 2024, os principais assistentes do Pirata nas competições nacionais foram os laterais. Piton deu quatro passes para gol e Puma Rodríguez, dois, numa lista de “garçons” que teve apenas dois atacantes de ofício, Rossi e David. Já este ano, somando Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana, todos os passes para os gols de Vegetti saíram dos pés de jogadores do último terço: dois de Philippe Coutinho, um de Payet, um de Garré e outro de Nuno Moreira — este último recebeu assistência do Pirata na estreia, diante do Santos.

Essa parceria com dois pontas técnicos, móveis e versáteis reduziu a necessidade do atacante de 36 anos sair tanto da grande área para buscar jogo. Segundo o site de estatísticas Sofascore, Vegetti tem feito 10 ações com a bola a menos (de 29 para 19) por jogo em relação ao Brasileirão do ano passado.

Se em 2024 o mapa de calor do centroavante abrangia quase todo o campo de ataque do Vasco, a marca do pênalti tem sido a faixa mais frequentada pelo camisa 99 em 2025, mesmo que com curta amostragem. Lugar perfeito para exercer seus melhores fundamentos: o cabeceio e o oportunismo.

Foto: Sofascore Mapa de calor do Vegetti em 2024
Mapa de calor do Vegetti em 2024
Foto: Sofascore Mapa de calor do Vegetti em 2025
Mapa de calor do Vegetti em 2025

O técnico Fábio Carille, que ganhou apoio público de Vegetti naquele mesmo duelo diante do Puerto Cabello, nunca escondeu a predileção pelo esquema com dois atacantes de lado, com o qual obteve suas maiores conquistas no futebol brasileiro. Por mais que ainda siga questionado no comando do clube, parece ter encontrado uma combinação ideal para o melhor rendimento de seu centroavante: a associação de Nuno e Garré com laterais que já eram agudos e um Vegetti que ganha mais espaço e menos responsabilidades extras para polir suas armas.

Coutinho está fora hoje

Hoje, o Vasco terá desfalques. Coutinho foi poupado, enquanto Tchê Tchê (questão familiar) e Puma (liberado para acompanhar o nascimento do filho) não foram relacionados. Payet, Jair e Paulinho são as três principais opções para as duas vagas abertas.

O Ceará, que vem de derrota para o Juventude, em Caxias do Sul, vai sem Nicolas, Bruno Tubarão, Pedro Henrique e Richardson. Em boa fase, o atacante Pedro Raul reencontrará o Vasco, que defendeu na temporada 2023.

Fonte: Globo Online
  • Terça-feira, 15/04/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 1
    Ceará Ceará 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
  • Sábado, 19/04/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Terça-feira, 22/04/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Lanús Lanús
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/04/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Parque do Sabiá
Artilheiro
Pablo Vegetti 14
Jogos
Vitórias 9 (42,86%)
Empates 6 (28,57%)
Derrotas 6 (28,57%)
Total 21
Gols
Marcados 30 (57,69%)
Sofrido 22 (42,31%)
Total 52
Saldo 8
Cartões
Amarelos 49 (100,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 49