Futebol

Confira um raio-x do Criciúma, adversário do Vasco na Copa do Brasil

Fora da disputa pelo título carioca, o Vasco se concentrará na busca pela inédita conquista da Copa do Brasil. Nas oitavas-de-final, o obstáculo a ser ultrapassado é o Criciúma. Como a partida será amanhã, em São Januário, o LANCE! se antecipou e destrinchou os pontos fortes e fracos do rival catarinense, que vê como uma grande vantagem o fato de decidir a classificação em casa na próxima quarta-feira, dia 23.

Ao contrário do Vasco, o Tigre ainda está na briga pelo título estadual. No próximo domingo, decidirá fora de casa contra o Avaí, segundo colocado, a vaga para a decisão contra o Figueirense.

Comandado pelo técnico Leandro Machado, o Criciúma virá para o Rio embalado pelos gols de sua dupla de ataque, que já marcou 26 vezes no Estadual: Beto, 14, e Jean Coral, 12. Vale o alerta para Jorge Luiz & Cia. que a movimentação de Beto e o jogo aéreo de Coral são os pontos fortes dos atacantes adversários.

A defesa também merece atenção. A começar pelo goleiro Zé Carlos, que, a exemplo de Tiago, se destaca pela habilidade de fazer gols. No domingo, o camisa 1 marcou, de falta, e confirmoua vitória de 3 a 2 sobre o Guarani.

Revelado pelo Vasco, o zagueiro Wescley sonha em voltar à Colina, mas atualmente, defendendo o Criciúma, promete complicar a vida de Antônio Lopes, que o promoveu em 2003.

– Tenho carinho eterno pelo Vasco e por Lopes, mas agora a coisa muda. O fato de decidirmos a vaga em casa nos dá confiança para buscar um bom resultado em São Januário – disse.

No entanto, os confrontos longe do Estádio Heriberto Hulse preocupam a comissão técnica do Criciúma. Afinal, os dois tropeços no Campeonato Catarinense, contra Figueirense e Guarani, ocorreram fora de casa.

A vitória de 6 a 1 sobre o Icasa, pela Copa do Brasil, foi considerada uma surpresa, já que o primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1.Vale lembrar que em 2006 o Tigre se despediu da competição nas oitavas-de-final após a derrota de 1 a 0 para o próprio Vasco, com um gol de Ramon.

Os confrontos longe de casa preocupam o Criciúma, que tropeçou duas vezes no Estadual.

O adversário da vez
Nome:
Criciúma Esporte Clube
Fundação:
3/5/1947, em Criciúma (SC)
Títulos:
- 1 Copa do Brasil (1991)
- 1 Brasileiro Série B (2002)
- 1 Brasileiro Série C (2006)
- 9 Campeonatos Catarinenses

Confira o modo de jogo do Criciúma
O Criciúma começou a temporada atuando no 3-5-2. O time ainda estava um pouco preso. A partir do jogo contra o Figueirense, o técnico Leandro Machado escalou o 4-4-2 e a equipe conseguiu uma série de resultados positivos. Os laterais avançam bastante, com Reginaldo Araújo em boa fase. No meio-decampo, o jovem
apoiador Wendell tem feito boas atuações. O maior destaque, porém, está na dupla de ataque. Beto é o melhor jogador do time e se movimenta bastante, puxando a marcação para o Jean Coral ter mais liberdade. O Criciúma joga buscando o gol o tempo todo.

Goleiro bom de falta no caminho
O Criciúma terá um especialista em cobranças de falta amanhã, contra o Vasco: o goleiro Zé Carlos. O jogador de 22 anos marcou na última rodada do Catarinense e garante estar pronto para tentar o gol na Colina.

– Tenho treinado para isso. Se o técnico Leandro Machado permitir, farei as cobranças – disse.

A confiança de Zé Carlos não é por acaso. O camisa 1 marcou 14 gols nas categorias de base. Detalhe: ele não cobra pênaltis. Como profissional, já foram dois. O primeiro foi contra o Vitória (BA), na final da Série C de 2006.

Amanhã, Zé Carlos reencontrará o goleiro Tiago, que já marcou 15 gols na carreira. No ano passado, ele o enfrentou duas vezes pela Série B, época em que o vascaíno ainda defendia a Portuguesa. O duelo particular ainda está empatado em 0 a 0: – Não teve gol. Mas se isso acontecer não será nada demais.

Não é demérito para ninguém tomar gol de goleiro – defendeu.

Confira os pontos fortes e fracos do Criciúima:

Forte: Conjunto O Criciúma tem mantido uma base e mesmo com a mudança de algum jogador o modo de jogar segue o mesmo.

Fraco: fora de casa O time dificilmente alcança bons resultados fora do estádio Heriberto Hulse.

Fonte: Lance
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165