Vasco terá de passar por um adversário jovem e quase sem tradição em Libertadores para avançar à próxima fase, ainda antes de ir ao grupo - se passar, pega Jorge Wilstermann ou Oriente Petrolero. O sorteio da noite desta quarta-feira, na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai, definiu que o Cruz-Maltino enfrentará o Universidad Concepción, de Concepción, no Chile.
- Não existe tranquilidade nessa Libertadores, nem na Sul-Americana. Mas entendemos que temos condições de participar e, consequentemente, passar de fase até chegar à fase de grupos. Temos obrigação de colocar o Vasco onde ele tem de estar. O Vasco não pode ficar longe da Libertadores, porque é um clube com muita tradição - disse Anderson Barros, gerente de futebol do Vasco, logo após o sorteio.
O Universidad Concepción tem quase nenhuma tradição em competições internacionais. O adversário do Vasco foi fundado no dia 8 de setembro de 1994, tem apenas 23 anos e participou só uma vez da Libertadores. Em 2004, a equipe chilena ficou em último lugar no grupo 3, do Cruzeiro, com apenas dois pontos (dois empates e quatro derrotas).
Por que está na Libertadores de 2018?
O Concepción venceu o Unión Española na partida entre os vices do Clausura e do Apertura do Campeonato Chileno na última quarta-feira, enquanto era realizado o sorteio da Libertadores. A equipe não tem destaques individuais, relatam jornalistas chilenos. A principal característica do time é o toque de bola.
Destaque
O técnico Francisco Bozan é o mais novo da história do futebol chileno a comandar uma equipe de futebol profissional que disputa a primeira divisão do campeonato nacional. O treinador tem apenas 31 anos. Mesmo assim, é mais velho do que a própria equipe, que tem só 23 anos.
Estádio
A casa do Universidad Concepción é o Estádio Municipal de Concepción Alcaldesa Ester Roa Rebolledo. O palco da partida contra o Vasco foi construído em 1962 (tem 55 anos) e a capacidade é de 35 mil pessoas. O gramado não fica muito perto da arquibancada, assim como o Maracanã.
A viagem
A ida e volta de Concepción, no Chile, leva pelo menos 7h. A viagem, saindo do Rio de Janeiro, tem parada em Santiago para conexão. Os clubes costumam fretar voos para jogos internacionais, mas o torcedor que quiser acompanhar o Cruz-Maltino terá de encarar boas horas de viagem.