A palestra “Os Arquivos do Esporte: o caso do Centro de Memória do Clube de Regatas Vasco da Gama”, com Ricardo Pinto dos Santos, doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está recebendo inscrições. O evento será realizado pelo Laboratório de Estudos do Esporte (LESP) e o Laboratório de Acervos, Memória e Informação (LAMI), ambos da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV/CPDOC). Para realizar sua inscrição, clique aqui.
Na ocasião, serão abordadas não apenas questões técnicas referentes à preservação do patrimônio e da memória dos clubes esportivos brasileiros, mas também temas da historiografia dos esportes, como a construção de identidades coletivas, as atividades poliesportivas no interior dos clubes e a história política das agremiações de futebol profissional.
Os organizadores do evento chamam atenção para o ineditismo da temática, recentemente integrada à agenda de interesse de pesquisas acadêmicas — considerando o crescente interesse nacional e internacional pela memória e pela patrimonialização dos clubes de futebol. O Museu do Benfica, em Lisboa, por exemplo, foi eleito a melhor instituição museal de Portugal no ano de 2014. Para o CPDOC, que lida desde a sua fundação com o trabalho de preservação de acervos e de documentos de instituições públicas e privadas, essa é uma oportunidade de abordar o assunto de maneira menos tradicional, tendo em vista que se trata de um clube de futebol com grande apelo popular tanto no Rio de Janeiro quanto em âmbito nacional.
A palestra será realizada na quinta-feira, 28 de maio, das 14h às 16h, na sala 912 do prédio sede da Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e o espaço é sujeito à lotação.