Política

Delegado comenta envio de carta para sócios de abril de 2013 e lamenta

O vale-tudo da política eleitoral do Vasco produziu, antes do adiamento das eleições, uma mensagem intimidadora aos sócios que viraram a grande polêmica do pleito do clube. O site do grupo Casaca!, de Eurico Miranda, publicou na véspera da eleição uma carta anônima que foi enviada para boa parte dos associados dos meses de março e abril de 2013. No papel, havia um aviso: homens da Polícia Federal e Civil estariam em São Januário para prender quem fosse votar nas eleições do clube, que terminaram sendo adiadas para 11 de novembro deste ano.

O delegado Maurício Luciano, que investiga o caso na 17ª Delegacia de Polícia, classificou o ato como terrorismo e lamentou a mensagem. Ele lembra que o inquérito apura os fatos e as eventuais irregularidades no processo eleitoral vascaíno. A adesão em massa de sócios no ano passado provocou a reportagem de outubro do ano passado do GloboEsporte.com, que serviu de base para a denúncia que o candidato Nelson Rocha levou ao Ministério Público e está sendo investigada pela Polícia Civil.

- Estas cartas não têm nenhuma credibilidade. O caso está em investigação e continuamos a apurar quem entrou eventualmente de forma irregular. Mas nada disso de agentes disfarçados está sendo determinado. Isso não existe. Os sócios estão sendo convocados a depor na condição de testemunha, não na condição de coautores da eventual fraude - afirma o delegado.

O delegado ainda aguarda o retorno do inquérito para prosseguir com a investigação. Todas as fichas que estão sob investigação seguem na delegacia. Além dos depoimentos, os agentes da Polícia devem periciar as fichas e prosseguir com o inquérito.

O caso ainda está sob análise dentro do Vasco. O presidente Roberto Dinamite fez uma reunião na véspera da eleição e estava disposto a acatar a determinação do relatório da Comissão de Sindicância, segundo um interlocutor do mandatário. Com o recadastramento, todo o quadro social deve ser depurado para a realização das eleições de novembro no clube.

Organizada contesta relatório da comissão

Um dos membros da organizada Guerreiros do Almirante Davidsson Matos entrou em contato com a reportagem do GloboEsporte.com para esclarecer que a torcida não tem ligação com nenhuma corrente política do clube. Ele contesta as informações do relatório e cita como exemplo seu número de matrícula que está assinalado errado no documento.

- Cada pessoa na Guerreiros vota em quem quiser. O atual líder de torcida é eleitor do Eurico, eu, hoje, voto no Julio Brant, mas tem gente com Roberto Monteiro também. Somos apartidários - diz o vascaíno.

Fonte: ge
  • Domingo, 24/11/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Sábado, 30/11/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (38,33%)
Empates 17 (28,33%)
Derrotas 20 (33,33%)
Total 60
Gols
Marcados 76 (49,03%)
Sofrido 79 (50,97%)
Total 155
Saldo -3
Cartões
Amarelos 152 (92,12%)
Vermelhos 13 (7,88%)
Total 165