O Vasco faz neste domingo, às 16h, contra o Santos, seu último jogo em São Januário em 2020. Brigando contra o rebaixamento, o Cruz-Maltino, que já teve a Colina como seu “porto seguro”, garantia de bons resultados, viu o desempenho em casa afundar neste ano, marcado pelos jogos sem públicos por conta da pandemia do novo coronavírus.
Pelo Brasileirão, foram 12 jogos em seu estádio, com três vitórias, quatro empates e cinco derrotas. A equipe vascaína não vence em casa pelo Brasileiro desde o dia 6 de setembro, quando bateu o Athletico por 1 a 0. A campanha é muito parecida com a de visitante: o mesmo número de jogos e vitórias, mas com três empates e seis derrotas. A grande diferença está no saldo de gols: o Vasco já sofreu 22 gols fora de casa, enquanto na Colina foram 14.
Desfalques para a partida
O jogo também é importante para o técnico Ricardo Sá Pinto, que tem três desfalques: Neto Borges, Leo Gil e Talles Magno. Sob seu comando, o Vasco obteve apenas uma vitória no Brasileiro (contra o Sport, no dia 14 de novembro, fora de casa). Apesar do presidente Alexandre Campello bancar publicamente sua permanência, os maus resultados complicam a situação. O Vasco é 17º e está a três pontos do Bahia, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.
Por desgaste físico, O Santos deve poupar jogadores. Marinho e Soteldo, que se recuperam de problema muscular e Covid-19, são opções.