O Vasco iniciou nesta quarta-feira uma campanha de revitalização do Centro Cultural Cândido José de Araújo, o Candinho. A ação, realizada em parceria com a cervejaria que apoia o time, tem como objetivo angariar fundos para a revitalização do local de fundação do Gigante da Colina.
Cândido José de Araújo foi o primeiro presidente negro a presidir o Vasco. O objetivo é manter viva a história do clube, além de promover também uma reforma de infraestrutura e estética no centro cultural, e permitir que o espaço volte a receber visitantes.
Inaugurado em novembro de 2020, por uma mobilização de torcedores vascaínos através do sistema de crowdfunding, o centro cultural localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro estava inativo por inviabilidade econômica. No entanto, pela importância do local e pelo compromisso com as tradições, o Vasco garantiu o pagamento do aluguel do Candinho em um contrato de um ano, até abril de 2022.
A campanha pretende dar aos torcedores a oportunidade de participar mais uma vez da história do Vasco, a fim de viabilizar recursos às reformas necessárias do Centro Cultural Candinho para o seu funcionamento.
O objetivo inicial do clube é começar a revitalização ainda neste ano e desenvolver um museu da primeira sede do clube, que contará com fatos marcantes da história vascaína, contada por meio de objetos históricos, textos, vídeos e acervos de colecionadores cruzmaltinos.
Segundo o vice-presidente de Responsabilidade Social e História do Vasco, Horácio Júnior, a intenção é transformar o local em um espaço atrativo para os torcedores.
- Com o engajamento da torcida poderemos fazer do Candinho um espaço de encontro dos vascaínos. Nenhum lugar do mundo seria mais apropriado para contar a história da Fundação do Clube e termos espaço para mais exposições, tornando assim o local ainda mais atrativo para a torcida e todos os amantes do futebol.