Em seus mandatos como deputado estadual, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, já apresentou inúmeros projetos concedendo a Medalha Tiradentes, títulos de beneméritos do Estado e de cidadão do Rio de Janeiro a diversos personagens. De 2000 para cá, foram vários nomes sugeridos por ele para receberem tais títulos e homenagens.
O então presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, um médico tenente-coronel bombeiro, a Bemfam-Bem-Estar Familiar no Brasil, as senhoras Diva Esteves Moreira da Silva, Janete Haddad Lopes e Ana Maria Braga Maffeis. Ela mesma, a apresentadora da TV Globo, teve, em 2011, seu nome apresentado por Dinamite para que a ela fosse concedido o título de cidadã do Estado do Rio de Janeiro clique aqui e confira.
Nada contra as propostas aos personagens em questão, é possível que alguns, ou mesmo todos, mereçam tais títulos. Mas o que explicaria a idéia do nobre deputado do PMDB fluminense que, ainda em 10 maio de 2012, fez do então presidente da Conmebol, o paraguaio Nicolás Leoz Almirón, Benemérito do Estado do Rio de Janeiro?
Clicando aqui você pode conferir a oficialização da homenagem, reproduzida acima, fruto do Projeto de Resolução 629, de autoria do Deputado Roberto Dinamite. Curiosa e coincidentemente, dois meses antes, em março do ano passado, o Vasco da Gama enfrentou o Libertad, time de Leoz, no Paraguai, pela Copa Libertadores. Na ocasião, o presidente do clube carioca levou um dossiê para que fosse ratificado o título sul-americano de 1948.
E isso aconteceu meses depois da reunião e do título dado ao ex-presidente da Confederação Sul-americana, que se retirou do cargo em abril deste ano. Durante febrero y marzo de 1948 se llevó a cabo el torneo con los clubes coronados de 1947. Vasco da Gama (Brasil) se consagró campeón clique aqui e leia. Antes, a Conmebol já havia incluído o clube na Supercopa dos Campeões da Libertadores em 1997, um ano antes de vencê-la, justamente por causa do título dos anos 1940.
Paulista de São Joaquim da Barra, a jornalista e apresentadora de televisão Ana Maria Braga é radicada no Rio de Janeiro há anos, não me parece absurdo algum tranformá-la em cidadã fluminense. Afinal, é onde ela vive. Mas qual a relação entre o Estado e o ex-dirigente paraguaio? Além de reuniões com outros cartolas, o que teria feito ele no Rio?
Qual seria a motivação para que o deputado Roberto Dinamite, em seu quinto mandato, fizesse tal homenagem a Leoz? Você tem alguma idéia? Vale lembrar que em junho, o presidente do Vasco em sua ação parlamentar, conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa do Rio projeto de lei que beneficia árbitros de futebol que sejam servidores públicos no Rio de Janeiro clique aqui e leia.
Você que é eleitor no Estado do Rio, o que acha da ação do deputado?