Grande responsável pela montagem do elenco vascaíno para a temporada, o técnico Dorival Júnior chegou a ser criticado quando trouxe Carlos Alberto para São Januário, por conta do temperamento difícil e do passado de polêmicas do craque.
No entanto, com muita conversa, o treinador fez o camisa 19 transformar o seu modo de ser e tornou-o uma referência para os demais companheiros, muitos deles com pouca experiência, sendo até o capitão.
- Bom jogador ele sempre foi. Eu mostrei a ele que poderíamos ganhar um grande atleta e um grande homem e ele abraçou a ideia. Mérito totalmente dele. Se não fosse, seria apenas um grande atleta - disse.
Outro muito elogiado pelo chefe foi o atacante Aloísio. Apesar de ter uma carreira vitoriosa e ter nome até no futebol europeu, o jogador jamais se prendeu na individualidade e também teve papel preponderante para o êxito vascaíno na Série B:
- O Aloísio foi tricampeão brasileiro pelo São Paulo e está no banco há cerca seis partidas aqui se comportando da melhor forma possível. Ele dá força a todo mundo. Isso mostra o que é esse grupo do Vasco.