O Departamento de Basquetebol do Club de Regatas Vasco da Gama, preparou uma grande festa de confraternização em comemoração ao ano de 2013, na qual a Divisão teve um rendimento bastante superior comparado aos últimos anos e muito acima das expectativas previstas no início do ano, mesmo ainda sendo muito abaixo das tradições cruzmaltinas.
Realizado no Ginásio II de São Januário, o tradicional Forninho, os atletas que levaram o Vasco ao bicampeonato estadual de basquetebol pré-mirim, foram homenageados por todos do Departamento e posaram para fotos com o troféu e medalha de campeão.
A Divisão de Basquete do Vasco, também elegeu o atleta do ano, englobando todas as categorias nas quais o Vasco disputa, e elegeu o jogador Matheus, que atua tanto no sub-17, quanto no sub-19. Matheus teve atuação de destaque durante toda a temporada, demonstrando grande evolução do trabalho realizado pelas lendas Luiz Brasília e Christiano Medeiros, técnicos dessas categorias.
Em 2013, mesmo sofrendo com o investimento zero na modalidade e por muitas vezes com falta de estrutura, local para treinar e algumas vezes até mesmo água e alimentação, fez um excelente trabalho no geral, ficando somente atrás de equipes que investem pesado na base, pois tem que fortalecer suas equipes adultas já existentes, como Flamengo, Fluminense e Tijuca.
Com o possível retorno do Ginásio Principal de São Januário em 2013, a tendência é aos poucos não só o basquete, mas também o vôlei e o futsal se fortalecerem cada vez mais e recuperarem toda a história gloriosa que o Vasco tem nos esportes amadores.
Ao final da confraternização, o tradicional grito de ‘Casaca’ foi puxado pelo ídolo Luiz Brasília e entoado por todos os atletas e profissionais que honraram o manto cruzmaltino em 2013.
Por: Raphael Caminha – caminharaphael@gmail.com