Em 1978 ele já era ídolo do Vasco dentro de campo e no dia 9 de abril daquele ano virou algoz da Ponte Preta. Hoje presidente do clube, Roberto Dinamite foi o nome da vitória cruzmaltina sobre o time de Campinas pelo Campeonato Brasileiro. No triunfo por 3 a 1 no Maracanã, o então atacante deu passe para Paulinho marcar o primeiro e ainda balançou as redes mais duas vezes depois que a Macaca saiu na frente. O \"É Gol!!!\" relembra o duelo.
Os visitantes abriram o placar com o atacante Dadá Maravilha, após cruzamento e desvio de Marco Aurélio. Mas Dinamite tratou de, com desvio de cabeça, deixar o companheiro Paulinho cara a cara com o goleiro Rafael para deixar tudo igual no confronto.
Dinamite conduziu a virada do Vasco sobre a Ponte (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)
Depois, o atual presidente começou seu show particular. Paulinho retribuiu a gentileza e chutou forte para o goleiro espalmar e dar o rebote no pé de Dinamite, que virou o placar. Quem também ajudou o craque do time foi Orlando, que lançou na medida para o domínio seguido de finalização que fizeram o camisa 10 marcar época em São Januário.
Em 98, Macaca vence no Moisés Lucarelli
Se em 1978, o Vasco virou jogando em casa, 20 anos depois foi a vez da Ponte Preta conseguir reverter o placar jogando no Moisés Lucarelli. Na ocasião, o atacante Luizão faz o primeiro para os cariocas, mas Mineiro e Dionísio comandaram a reação da Macaca, que venceu por 2 a 1.