O Vasco terá duas baixas importantes para o jogo desta segunda-feira (26) contra o Athletico-PR, pela 24ª rodada do Brasileirão: o meia Philipe Coutinho, com Covid-19, e o atacante David, com celulite facial.
Segundo o clube, David está fora da partida em São Januário pois “apresentou um quadro de celulite facial e foi afastado das atividades para tratamento”. Ele foi internado para tratar o problema e não há previsão de retorno.
Pouco comum no meio do futebol, a celulite facial gerou curiosidade dos torcedores vascaínos, que não conheciam o problema. A infecção bacteriana traz riscos à saúde do paciente e precisa ser tratada com antibióticos.
O que é celulite facial?
A celulite facial infecciosa é uma infecção bacteriana da pele comum e fácil de tratar, mas que pode complicar caso não seja diagnosticada rapidamente.
Diferente da celulite estética, que são aquelas pequenas ondulações que aparecem principalmente no bumbum e na coxa das mulheres, a celulite infecciosa – como o próprio nome diz – é uma infecção da pele que pode ser causada por diferentes tipos de bactéria. As mais comuns são a Staphylococcus aureus e a Streptococcus, que podem entrar na pele através de pequenos ferimentos, lesões, micoses e picadas de inseto, por exemplo.
A pele tem mecanismos de defesa para evitar infecções, já que estamos em contato com bactérias o tempo todo, mas uma pequena queda da imunidade pode ser um facilitador para o avanço da infecção. Uma vez instaladas no corpo, as bactérias rapidamente começam a se reproduzir e daí surgem os primeiros sintomas. Não há dados oficiais no Brasil, mas estudos recentes mostram que a incidência de erisipela e celulite corresponde a cerca de dois casos para cada mil indivíduos por ano.
De acordo com Andrey Malvestiti, dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein, a pele é formada por três camadas: epiderme (mais externa), derme (intermediária) e tecido gorduroso subcutâneo. E a classificação das infecções acontece de acordo com a camada acometida: erisipela (quando ocorre somente na parte mais superficial), celulite (acontece na parte mais profunda e atinge também a derme e o tecido subcutâneo) e abscessos (que são coleções de pus, normalmente abaixo da derme, como os furúnculos).