A queda de produção do América na Série B do Campeonato Brasileiro tem uma explicação: a ausência de Rodriguinho, em recuperação de estiramento na coxa direita e fora do time há dois jogos. O meia também deverá ser desfalque contra o ASA, sábado, em Arapiraca (AL), pela 15ª rodada. Para tentar resolver o problema, o clube contratou nessa quarta (1º) o meia Thiago Humberto, 27 anos, por empréstimo. Ele estava no Goiás, que também disputa a Série B.
Rodriguinho ficou de fora das últimas três derrotas do Coelho na competição, diante de Joinville (2 a 0), na última terça-feira, no Independência, Boa (2 a 1) e Goiás (2 a 0).
Principal articulador de jogadas para o ataque, o meia é dotado de qualidade técnica incomum já despertou a atenção de clubes da Série A, como o Flamengo e não tem substituto à altura no América. O argentino Sebastián Sciorilli e Junior Timbó não têm o mesmo estilo do titular.
Essa dependência é tão evidente que, nos últimos seis jogos, o time só contou com Rodriguinho três, justamente nos que somou sete pontos em 18 possíveis. Três foram obtidos na vitória sobre o Atlético-PR (3 a 2). Depois, contra o Goiás, ele ficou de fora, por cansaço muscular. No seu retorno à equipe, o Coelho derrotou o Guaratinguetá (2 a 1). Na sequencia, no empate por 1 a 1 com o Guarani, o meia sofreu o estiramento e foi substituído no segundo tempo. O meia continua em tratamento, e não há previsão para a sua volta aos gramados.
Além da perda de Rodriguinho, o técnico Givanildo Oliveira convive com outros desfalques: o zagueiro Everton Luís se recupera de pubalgia e o lateral-direito Patrickm de estiramento no joelho direito. Em compensação, o atacante Adeílson, em fase final de recuperação de lesão no joelho direito, deverá ficar à disposição para o jogo contra o ASA.