Futebol

Ex-árbitro FIFA explica lance da expulsão de João Victor contra o Botafogo

A partida entre Botafogo e Vasco da Gama, realizada na noite desta terça-feira no Estádio Nilton Santos, válida pela 32ª rodada, foi um verdadeiro espetáculo para o torcedor alvinegro. Mesmo com show do trio de ataque Júnior Santos, Savarino e Luiz Henrique, que garantiram o placar por 3 a 0, um lance polêmico chamou a atenção de quem assistia o confronto.

Ainda no primeiro tempo, Igor Jesus trabalhou a bola na parte esquerda do gramado, cortou para a grande área e canetou o zagueiro do João Victor, que já tinha cartão amarelo. Para parar o atacante, o defensor o agarrou pelas costas e derrubou o jogador.

Veja o lance:

Em primeiro momento, o árbitro Bruno Arleu de Araújo marcou o pênalti e deixou o atleta do Vasco da Gama em campo. No entanto, ao analisar o VAR, voltou atrás da decisão, marcou falta fora da área e expulsou João Victor.

Consultado pelo GLOBO, o ex-árbitro Fifa Daniel Pomeroy explicou que a penalidade não foi marcada, pois a infração inicial foi fora da área. Além disso, detalhou o motivo que o zagueiro foi expulso.

— O árbitro Bruno Arleu assinalou a falta dentro da área e por conseguinte o tiro penal. Com a marcação da penalidade máxima, a Fifa legisla não punir duplamente o jogador, e nesse caso seria a expulsão. Entretanto, o árbitro de vídeo analisou a jogada, seguindo o protocolo, e observou que a infração ocorreu fora da área. Com isto, o árbitro retrocedeu da decisão inicial e assinalou um tiro livre direto, aplicando ao infrator a advertência, com o cartão amarelo, pois impediu um ataque promissor. Correta decisão da arbitragem nesta ocasião — descreveu Pomeroy ao GLOBO.

Com um ritmo muito superior, principalmente no primeiro tempo, o líder do Campeonato Brasileiro atropelou o cruz-maltino por 3 a 0 em jogo válido pela 32ª rodada. Com o resultado, o time comandado pelo técnico Artur Jorge chegou aos 67 pontos e abriu seis de vantagem sobre o Palmeiras, dando um passo grande rumo ao tão aguardado título. Já o Vasco segue em 9º com 43.

Fonte: Blog Panorama Esportivo - O Globo Online
  • Sábado, 19/04/2025 às 18h30
    Vasco Vasco 0
    Flamengo Flamengo 0
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Terça-feira, 22/04/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Lanús Lanús
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/04/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Parque do Sabiá
  • Quinta-feira, 01/05/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Operário Operário
    Copa do Brasil Estádio Germano Krüger
  • Domingo, 04/05/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Quarta-feira, 07/05/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Puerto Cabello Puerto Cabello
    Copa Sul-Americana Estadio Misael Delgado
Artilheiro
Pablo Vegetti 14
Jogos
Vitórias 9 (40,91%)
Empates 7 (31,82%)
Derrotas 6 (27,27%)
Total 22
Gols
Marcados 30 (57,69%)
Sofrido 22 (42,31%)
Total 52
Saldo 8
Cartões
Amarelos 51 (100,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 51