O atacante Raniel não faz mais parte do elenco do Santos. O jogador de 26 anos acertou, nesta segunda-feira, a rescisão contratual com o Peixe. O vínculo dele com o clube iria até o fim desta temporada.
Raniel retornou ao Santos neste ano, após ser emprestado ao Vasco da Gama. Ele chegou a participar da pré-temporada sob o comando de Odair Hellmann, porém, esteve perto de sair ainda em janeiro.
O jogador negociou uma transferência para o Cruz Azul, do México, mas a situação não avançou e ele foi inscrito no Campeonato Paulista. Foram apenas duas partidas desde então, contra Palmeiras e São Bento, sempre entrando no segundo tempo.
Na disputa por uma vaga na equipe, Raniel acabou ficando atrás de Marcos Leonardo, titular absoluto, e Rwan Seco, que ganhou mais oportunidades na equipe. Quando o camisa 9 estava suspenso no Paulistão, Rwan foi o escolhido para ser o substituto no clássico contra o Corinthians.
Raniel foi anunciado pelo Santos em dezembro 2019, em uma negociação que envolveu a ida de Vitor Bueno para o São Paulo. O jogador, porém, nunca conseguiu emplacar uma sequência de jogos pelo clube.
Em outubro de 2020, após ter testado positivo para Covid-19, o atacante teve uma trombose venosa profunda na perna direita e quase teve de parar de jogar futebol. Ele foi internado às pressas, passou por cirurgia e iniciou um lento processo de recuperação.
Durante o período de retomada ao futebol, Raniel passou por nova operação para corrigir um problema na perna direita. Todos os problemas físicos fizeram o atacante ficar longe dos gramados por nove meses. Ele só voltou a ser relacionado em julho, e passou a ser opção no banco de reservas com Fábio Carille.
Em 2022, foi emprestado ao Vasco da Gama. Pelo Gigante da Colina, foram 45 jogos e 16 gols, tendo participado da campanha que levou o clube de volta a série A do Campeonato Brasileiro. Pelo Santos, foram 35 jogos e três gols, o último deles no 3 a 1 sobre o Atlético-MG pelo Brasileirão de 2022.