Em mais uma matéria exclusiva, a equipe do SuperVasco entrevista o Vice Presidente de Desportos Náuticos do Club de Regatas Vasco da Gama, José Roberto Saraiva Gomes da Costa, que foi um ds principais responsáveis pela conquista do tricampeonato do Troféu Brasil de Remo.
Confira abaixo a entrevista.
SuperVasco: Fale-nos um pouco sobre o José Roberto. Formação profissional e carreira.
José Roberto: Sou brasileiro e tenho 45 anos. Sou formado em economia e tenho pós-graduação em Finanças. Atualmente, trabalho na área administrativa de um Hospital privado.
SV: Quando começou a sua história com o remo? Já atuou como atleta? Acompanha as regatas desde quando? Como surgiu o convite para ser Vice Presidente do Departamento de Desportos Náuticos?
JR: Remei e competi pelo Vasco no período entre 1981 a 1985. Tenho orgulho de ter feito parte da equipe campeã carioca de 1982. Em termos nacionais, a principal conquista foi ter ganho um 4 sem peso-leve no Campeonato Brasileiro de 1985. Fiz amigos no esporte e acompanho as regatas e o remo do nosso Clube desde garoto. Em julho de 2008, após atuar na campanha que resultou na vitória nas eleições, fui convidado pelo Dinamite para assumir a VP de Desportos Náuticos. Tenho orgulho de tentar ajudar o nosso Clube.
SV: Como está a infra-estrutura do remo vascaíno? Quais categorias em que o Vasco é mais forte? Em quais podemos melhorar?
JR: O Vasco ganhou o Campeonato Carioca de 2008 e foi Bicampeão Brasileiro em 2007-2008. Neste ano, temos como destaque as categorias Infantil, Junior A, Peso-Leve, Senior Sub-23, Senior Sub-23 Peso-Leve, Aberta e Master. As categorias que devem melhorar são o Junior B, até porque os atletas da categoria \"estouraram\" neste ano, e o Junior Feminino.
Em termos de infra-estrutura, cabe destacar a manutenção feita em nossa Sede Náutica no final de 2008 e a doação de 6 barcos de competição que foi realizada por Livro de Ouro que contou com a participação de vascaínos ilustres. Estes barcos foram importantes pois a última flotinha comprada já tinha mais de 10 anos, portanto merecedora de uma renovação.
SV: Quais os principais atletas atuais do Vasco? Temos atletas na seleção nacional?
JR: Temos vários atletas na seleção brasileira. Posso citar 4 atletas que tiveram nas Olimpíadas de Pequim (Camila Carvalho, Fabiana Beltrame, Thiago Almeida e Thiago Gomes); atletas que têm um histórico invejável no esporte (Oswaldo Kuster Neto e Gibran Cunha); atleta que esteve no Mundial Aberto (Felipe Antero) e a renovação (Renato Cataldo, Marcos Oscar e Thiago Ribeiro).
SV: Falando um pouco sobre a extensa e vitoriosa história vascaína no remo, agora. Quais os principais títulos e atletas que já passaram pelo cruzmaltino?
JR: O CRVG é o maior ganhador do Remo Nacional. É o Clube que mais tem conquistas nacionais e o maior número de títulos cariocas. Além disto, sempre foi uma referência no Remo brasileiro.
SV: Com a obtenção das certidões negativas com efeitos de positivas, foi vinculado que o Vasco terá a possibilidade de captar recursos através de leis de incentivos ao esporte. O remo possui algum projeto já formatado para tal? Há alguma expectativa de arrecadação?
JR: Elaboramos o Projeto REMO VASCO DA GAMA, no âmbito da Lei de Incentivo ao Esporte, que foi submetido ao Ministério dos Esportes e está em fase de análise. Prevê cerca de R$ 4,8 milhões. Após aprovação, o desafio de todos os vascaínos será contribuir na fase de captação de forma a viabilizar a independência do esporte. É um projeto visando o alto rendimento, com investimentos em materiais (barco, remos, etc), gente (atletas e treinadores) e infra-estrutura da garagem.
SV: Há uma pendência judicial no campeonato carioca deste ano. Há indícios que o nosso rival escalou, irregularmente, um remador argentino. Como ficou essa questão? O Vasco tem esperança de reaver os pontos nas regatas em que o atleta participou?
JR: A FRERJ autorizou que nosso maior rival escalasse um atleta olímpico argentino nas regatas deste ano. Totalmente irregular pois usaram uma transferência feita em 2008 que, de acordo com a CBR, seria automaticamente cancelada caso o atleta não competisse em 2008. Exatamente o que ocorreu. Uma vergonha! Cabe registrar que o presidente da FRERJ foi eleito com o voto do Vasco, ordem do ex-presidente. Com o apoio do nosso Jurídico, recorremos. Não tivemos êxito pois o Tribunal de Justiça da FRERJ tem um viés político. Acho difícil revertermos. Uma vergonha para o esporte o descumprimento do regulamento.
SV: A equipe do SuperVasco agradece a colaboração para esta entrevista! Finalizamos solicitando uma mensagem para toda a nação vascaína.
JR: A maior tradição do nosso Clube é o esporte que lhe deu origem. Vamos sempre lutar e torcer pelo nosso Remo. A todos o convite para visitar a nossa Sede Náutica, praticar o esporte, conhecer os nossos atletas e torcer nas regatas.
Notas do SuperVasco:
1 - A entrevista foi realizada antes do Vasco conquistar o tricampeonato brasileiro.
2 - Foi veiculado na mídia que o clube deve perder alguns atletas, inclusive para o rival.
3 - O Tribunal de Justiça da FRERJ defende o \"resultado desportivo\", ignorando que só perdemos o campeonato carioca desse ano porque o rival se reforçou com atletas irregulares.