Dois jogadores do atual elenco do Santos, que enfrenta o Vasco pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro neste sábado, em São Januário, já vestiram a camisa cruzmaltina. Fabiano Eller e Rodrigo Souto marcaram época no Vasco e conquistaram títulos importantes. Apesar dos títulos, suas saídas foram conturbadas.
O zagueiro Fabiano Eller foi revelado nas categorias de base do Vasco e conquistou títulos importantes desde 1997, quando foi lançado na equipe profissional. Foi campeão brasileiro do mesmo ano atuando em 2 jogos. Participou de um jogo da Libertadores em 1998, quando o Vasco foi campeão. Em 2000, participou das campanhas do Brasileiro e da Mercosul. Em 2001, foi um dos responsáveis por uma das derrotas mais dolorosas da história do Vasco ao cometer a falta que originou o gol de Petkovic no 3º título consecutivo do Flamengo sobre o Vasco no Campeonato Estadual. Em 2002, depois de uma briga judicial, saiu do Vasco para jogar no Palmeiras. Atuou ainda no Flamengo, Fluminense, Atlético de Madrid e conquistou o bicampeonato da Libertadores jogando no Internacional.
Quanto esteve no Fluminense, Fabiano Eller revelou detalhes de seu início de carreira no Vasco:
- Passei sete anos em São Januário, três deles morando dentro da concentração num quarto com mais 11 garotos. Não tem como não conhecer. Foi uma época de vacas magras, mas importante para a gente dar valor às coisas. Lembro de uma vez em que eu saí da concentração para ir a uma festinha com o Dedé (Panterinha) e tinha que voltar às 23h. Como fiquei para comer o bolo (risos), tive de entrar pela janela. Me pegaram e meu nome foi para a diretoria - recordou Fabiano, em meio a gargalhadas.
O volante Rodrigo Souto chegou ao Vasco em 2002, contratado ao São Cristóvão. Foi durante dois anos titular freqüente da cabeça-de-área. Além de marcar, se apresentava para o ataque com bom toque de bola. Participou do time campeão estadual de 2003 entrando no segundo tempo das duas partidas finais contra o Fluminense. Teve seu pior momento em 2004, quando foi considerado um dos culpados pela fraca campanha do time no Brasileiro, sendo dispensado no fim da temporada. Rodrigo ainda passou pelo Figueirense antes de chegar ao Santos.
Antes de enfrentar o Vasco, em 2007, Fabiano Eller declarou seu carinho pelo Vasco:
- Hoje estou mais maduro, aprendi muitas coisas com o passar do tempo. Tenho muito carinho e respeito pelo Vasco, pelos diretores e funcionários. Fui muito bem recebido quando iniciei minha carreira. Mas agora o meu momento é o Santos FC e vamos lá para vencer - declarou, antes de seu time sofrer uma goleada de 4 a 0.
Desempenho dos ex-vascaínos
FABIANO ELLER
Período: out/1997 a dez/2001
Jogos: 90
Vitórias: 49
Empates: 19
Derrotas: 22
Gols: 4
Títulos:
1997 - Campeonato Brasileiro
1998 - Copa Libertadores
2000 - Copa Mercosul
2000 - Campeonato Brasileiro
RODRIGO SOUTO
Período: jan/2002 a mai/2004
Jogos: 144
Vitórias: 60
Empates: 36
Derrotas: 48
Gols: 6
Títulos:
2003 - Campeonato Carioca