Hoje, o Vasco completa 124 anos de lutas, glórias e vitórias. Embarque com a gente nessa trend e relembre alguns fatos importantes da história mais bonita do futebol. Segue o fio 🧵
O Club de Regatas Vasco da Gama foi fundado inicialmente focado na prática de remo em 1898, na cidade do Rio de Janeiro. Em 1899 o Vasco adotou o uniforme com a camisa na faixa diagonal em preto e branco, formato que é mantido até hoje, mostrando a tradição do uniforme vascaíno.
Em 1924 os Camisas Negras eram os inimigos número 1 dos times cariocas. Fato que fez a AMEA pedir ao Vasco que retirasse 12 atletas do seu time, todos negros e operários. O Vasco então, através de uma carta recusou prontamente. A carta ficou conhecida como “A Resposta Histórica”.
Nesse dia histórico, o futebol brasileiro começou a ser do povo e através dessa atitude do Vasco começou a ser possível conhecermos Pelé, Garrincha, Didi, Barbosa, Romário e tantos outros talentos eternos do futebol. O Vasco venceu o racismo.
Após o Vasco ser proibido de jogar a liga de futebol por não ter um estádio, os torcedores vascaínos decidiram se unir e com seus próprios recursos construíram um templo sagrado, nascia assim, em 1927, o maior estádio da América do Sul.
O Expresso da Vitória é considerado um dos grandes times da história do futebol. A Equipe ficou 32 jogos sem conhecer a palavra derrota. Cabe destacar os ídolos Barbosa e Ademir que fizeram história com a camisa do Vasco e da Seleção Brasileira.
Em 1948 o Vasco foi campeão invicto do Campeonato Sul-Americano de Campeões, “embrião” da Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa. Foi o primeiro brasileiro a conquistar um título internacional fora do país.
Em 1971, o garoto Dinamite marcava o primeiro dos 708 gols com a camisa do Vasco. O maior artilheiro da história do Brasileirão com 190 gols, dos 3 grandes clássicos cariocas e do Estádio de São Januário. O maior ídolo do Clube.
O Vasco da Gama foi o primeiro time carioca a conquistar o Brasileirão, em 1974 o time comandado por Dinamite escreveu o nome do clube na história. O Gigante voltou a conquistar o Brasil em 1989, 1997, 2000 e 2011 quando venceu pela primeira vez a copa do Brasil.
A maior obsessão de um clube de futebol no Brasil foi alcançada pelo Vasco no ano do centenário. Em 1998, Juninho Pernambucano, Donizete, Luizão e cia, conduziram o Gigante da Colina à maior conquista da história do clube, a Taça Libertadores da América.
Entre os mestres, o Delegado estará sempre no alto da prateleira. Com mais de 600 jogos no comando do Vasco, Antônio Lopes montou o time campeão brasileiro em 1997, campeão da libertadores 1998 e do torneio Rio-São Paulo em 1999.
Pioneiro nas causas sociais, o Vasco mais uma vez fez história. Junto com as organizadas, o Club assumiu o compromisso de conscientizar os torcedores sobre a homofobia e cenas como essa tem se tornado cada vez mais comum nos jogos do Gigante. #Vasco124Anos