Futebol

Felipe é o único a comemorar o Dia do Canhoto

Hoje, 13 de agosto, é o Dia do Canhoto. E apenas um entre todos os titulares do Vasco que vão enfrentar o Grêmio Prudente, no domingo, pode receber os parabéns: o meia Felipe. Nem mesmo na lateral esquerda o time conta com um jogador desta “espécie”, já que o jovem Max, recém-promovido, é destro.

O elenco vascaíno conta com seis canhotos. Mas Felipe é o único que tem desfilado no gramado suas habilidades com a perna esquerda. O restante divide-se entre jogadores entregues ao departamento médico e outros que foram barrados.

O fato inusitado chamou a atenção de Fernando. O zagueiro fez questão de ressaltar as qualidades de Felipe, que já nesta passagem pelo clube brindou os torcedores com lances como o drible por debaixo das pernas de Cristian Borja, do Flamengo.

– É um fato engraçado (ter apenas um canhoto no time). Não tinha percebido isso. Mas tem de se ver que o único canhoto de nosso time é um cara chamado Felipe. E ele é um grande jogador, que vai nos ajudar muito – disse o camisa 4.

Responsável pela criação do Vasco, Felipe pode ser considerado também um camaleão. O meia lembra que se adapta bem a variados esquemas táticos e afirma que não vê problemas em ser a única “perna esquerda” da equipe de São Januário, já que atua bem quando tem jogadores destros ao seu lado: – Não dificulta porque já tenho certa experiência no futebol e consigo me adaptar bem quando jogo ao lado de destros. O que importa é o posicionamento de cada um em campo e o esquema tático da equipe. O resto conseguimos nos virar.

Na lateral esquerda, um destro
Na atual temporada, a lateral esquerda do Vasco tem sido um problema. Por esse lado do campo já passaram muitos jogadores, como Márcio Careca, Ernani, Ramon e Carlinhos. Seja por contusão ou por opção tática, nenhum deles conseguiu ter uma sequência como titular.

Talvez por isso o titular da posição seja hoje Max, lateral-direito de origem.

O último canhoto a tentar a sorte na posição foi Carlinhos. O garoto da baseteve bom começo, mas caiu de produção e viu Max ganhar sua vaga de titular.

Apesar de destro, o jogador conhece bem o lado oposto do campo. Pelo time de juniores, atuou na esquerda, o que o ajudou entre os profissionais.

Curiosamente, até o momento o lateral-esquerdo que mais jogou pelo Vasco este ano ainda é Márcio Careca, com 20 partidas. O jogador deixou o clube em maio. Ramon vem atrás, com 12 jogos.

Departamento médico recheado de canhotos
O fato de Felipe ser o único canhoto no time titular se deve muito ao fato do alto número de jogadores com essa característica estarem entregues ao departamento médico.

E o panorama não é dos mais animadores. Os lateraisRamon e Ernani e o zagueiro Titi, canhotos, só devem retornar à equipe dentro de, pelo menos, três semanas.

– Titi e Ramon estão com estiramento muscular. Acredito que, se tudo der certo, eles possam voltar em três semanas – disse o médico Fernando Mattar.

O caso de Ernani, porém, é um pouco mais complicado. O jogador lesionou-se na partida contra o Goiás, na oitava rodada do Campeonato Brasileiro, mas, dependendo do resultado dos exames, que serão realizados na próxima semana, pode retornar no mesmo prazo de seus companheiros.

–Ernani teveumafratura no pé direito. Dentro de uma semana, ele vai fazer 30 dias da lesão e uma reavaliação será feita. Se estiver tudo bem, acredito que possa retornar também em três semanas.

Mas não é só de canhotos que cuida o departamento médico vascaíno no momento. Dentre os destros do elenco, os atacantes Nunes e Rafael Coelho, com problemas musculares, também estão sob cuidados médicos e passarão por novos exames em breve.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150