Pérolas Negras e Vasco estreiam com confronto regional no Brasileirão feminino Série A3, neste sábado, e vão a campo vivendo momentos opostos. Enquanto o Pérolas chega empolgado por fazer história e disputar sua primeira participação em uma competição nacional, o Cruz-Maltino tenta se recuperar da queda no ano passado e buscar o acesso à Série A2.
O Pérolas Negras conseguiu a vaga na competição através do Campeonato Carioca. A equipe terminou em quinto lugar, atrás de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, garantindo a classificação para a competição. O Vasco, por sua vez, caiu para a A3 após ter uma das quatro piores campanhas da Série A2 de 2022.
O Vasco vem passando por um processo de reestruturação do futebol feminino. O clube optou por uma troca de profissionais no início deste ano, o que provocou um atraso no planejamento. Contratou Tatiele Silveira, campeã brasileira como técnica em 2019 pela Ferroviária, para ser a coordenadora do futebol feminino.
Para o comando da equipe, o Cruz-Maltino acertou com a técnica Jaqueane Correa no início de fevereiro, mas anunciou a demissão da treinadora menos de dois meses depois. A metodologia de trabalho de Jaqueane não agradou ao Vasco, que decidiu pelo desligamento após apenas dois jogos, com derrotas por 3 a 1 para o Flamengo e por 5 a 1 para o Fluminense.
O novo técnico é Jorge Barcellos, que veio de Portugal, onde comandava o time feminino do Famalicão. Ele tem grande experiência na categoria e chegou a treinar a seleção brasileira, onde conquistou a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de 2007.
- Quando você tem mudança é importante agregar valores e conhecimento. A experiência é boa, mas o hoje é muito importante, entender a aposta que está sendo feita pelo clube. Trazer profissionais qualificados facilita o dia a dia. A vitória você constrói - disse Jorge em entrevista à VascoTV.
Técnico do Pérolas Negras desde julho do ano passado, Gustavo Freitas exaltou não apenas a histórica classificação para a competição nacional, mas também a capacidade de superação das jogadoras. Em 2021, o Pérolas Negras ficou em sexto lugar no Carioca e bateu na trave na busca pela A3, mas "trabalhou muito sério" para conquistar a vaga.
- Conseguimos um feito histórico para o clube, o que nos traz expectativas e responsabilidades, mas também sabemos que os pés têm que estar no chão, principalmente por ser uma competição eliminatória. Tentamos converter a empolgação em foco no objetivo. Com relação ao momento vivido pelo Vasco, não é algo que analisamos no dia a dia, e independentemente de qualquer momento vivido, é uma camisa de muito peso - destacou Gustavo ao ge.
O Pérolas iniciou a pré-temporada do fim de fevereiro na parte de preparação física e adequação ao modelo de jogo. A equipe está há cerca de 20 dias na fase final de ajustes de detalhes em relação ao Vasco.
- É especial por ser um duelo regional e por tudo que o Vasco sempre representou em sua história, sobretudo no futebol. Mas são exatamente esses jogos grandes que mais nos motivam a fazer bem o nosso trabalho. Conseguimos manter as jogadoras destaques do ano passado, nos reforçamos pontualmente e trabalhamos bem durante a pré temporada. Vamos buscar a vitória nos dois jogos, mesmo sabendo das dificuldades que serão impostas pelo adversário - afirmou Gustavo.
O Vasco também se apresentou no fim de fevereiro, mas com atraso. O time tinha a estreia marcada para o dia 5 de março, em jogo contra o Flamengo na Copa Rio, mas o duelo foi adiado para o dia 22 do mesmo mês. A reformulação que atingiu direção e comissão chegou também ao elenco, que dispensou as jogadoras da base e contratou alguns reforços para o time principal.
Entre as novidades está a meia Esquerdinha, que defendeu o América-MG na temporada passada. Ela falou sobre a preparação do Vasco para o Brasileiro e projetou a estreia contra o Pérolas Negras.
- Os treinos de preparação foram bem intensos, tanto na parte física quanto na tática. Acredito que estamos evoluindo em vários aspectos. O Jorge exige muito a intensidade e é bem atento aos detalhes e também aos ajustes. Eu espero um jogo bem intenso, pois as duas equipes querem vencer, e por ser uma decisão de 180 minutos é muito importante a gente já consiga impor nosso ritmo e comece a construir o resultado positivo neste primeiro jogo - declarou Esquerdinha.
Pérolas Negras e Vasco se enfrentam neste sábado, às 15h (horário de Brasília), no Estádio do Trabalhador, em Resende, para o jogo de ida da primeira fase da Série A3. A volta será no domingo seguinte, no estádio Nivaldo Pereira, em Nova Iguaçu. Em caso de empate no placar agregado, a vaga nas oitavas de final será decidida nos pênaltis. Os quatro semifinalistas da Série A3 sobem de divisão para disputar a Série A2 em 2024.