Aos 30 anos e após três temporadas e meia no União de Leiria-POR, Fernando volta ao Brasil para defender o Vasco por três motivos: a paixão do brasileiro pelo futebol, a grandeza do clube de São Januário e o prestígio dos cariocas na Europa. O goleiro, que assinou contrato por dois anos - com possibilidade de renovar por mais um -, foi apresentado na manhã desta sexta-feira e, por suas palavras, não parece estar afim de ser apenas figurante no Cruzmaltino.
Cobiçado por alguns clubes de Portugal, Fernando revelou ter ficado empolgado com o projeto do Vasco e também com a possibilidade de disputar o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Segundo ele, a passagem do clube pela Série B do Brasileiro será bem curta.
\"Saio do mercado europeu e volto para o Brasil. Estava com saudades de atuar no meu país. A paixão do povo brasileiro pelo futebol é muito maior do que a do povo de Portugal. Além disso, não saio de lá para um clube qualquer. Estou chegando a um clube de muita tradição\", frisou o goleiro.l
\"Na Europa os clubes do Rio de Janeiro são os que têm um prestígio maior. Disputar o Estadual será bom por isso também. Afinal, a exposição lá é muito grande\", emendou Fernando, que, segundo o diretor de futebol Fernando Caetano, deve estar regularizado até o fim da próxima semana.
\"Em 2008, quem caiu para a segunda divisão foi o time do Vasco, e não o clube, que continua sendo grande e vai voltar logo para a elite do futebol. Isso é questão de pouco tempo e estou aqui para ajudar\", encerrou.
O novo goleiro chega ao Vasco para disputar posição com o agora titular Tiago. Contudo, até a última terça-feira, Rafael era o dono da posição, mas foi dispensado pela diretoria após cometer ato de indisciplina, ainda não justificado.