A missão é clara: colocar o Vasco novamente na Série A do Campeonato Brasileiro. É com esse objetivo que o técnico Joel Santana volta ao clube de São Januário quase dez anos depois de sua primeira passagem. Neste domingo, ao lado do diretor de futebol, Rodrigo Caetano, o novo comandante do Cruz-Maltino observou o treinamento e, em seguida, foi apresentado oficialmente.
"Voltei para minha casa. São Januário é minha casa, minha varanda. Se eu não estiver preparador para encarar a torcida do Vasco, vou encarar qual? Eu conheço tudo ali, a piscina, a igreja e até mesmo a goiabeira", disse Joel, que reforçou a necessidade de contar com apoio de todos vascaínos. "Nós precisamos da torcida. Nós precisamos que o torcedor entenda que só conseguiremos sair desse momento com o apoio dele. A torcida é vascaína é muito grande, é muito forte. Temos três meses para confirmar a nossa volta. Temos que fazer valer o nosso mando de campo. Sempre foi difícil ganhar da gente em São Januário", completou.
Depois da vitória por 3 a 2 sobre o América-MG neste sábado, sob o comando do técnico interino Jorge Luiz, o Vasco subiu para a quarta posição na tabela da Série B, com 35 pontos. Neste domingo, os titulares fizeram apenas um trabalho regenerativo, enquanto os reservas trabalharam sob o comando do auxiliar técnico Marcelo Sales e o preparador físico Ronaldo Torres.
"Não é hora de ficar falando muito, agora é momento de trabalhar, trabalhar e trabalhar para, no fim do ano, estar em uma situação mais confortável. Estamos felizes, mas não estamos satisfeitos. Para isso, nós temos que fazer mais ainda. Conheço um pouco essa casa, dormi embaixo da arquibancada feliz da vida, por isso estou aqui", reforçou o novo treinador.
Com contrato assinado até 31 de dezembro, Joel Santana fará sua estreia na próxima terça-feira, em São Januário, contra o Luverdense. Ele não comandava o Vasco desde 2005 e voltou ao clube para substituir Adilson Baptista. A negociação que culminou com a assinatura do contrato foi conduzida diretamente pelo presidente do clube, Roberto Dinamente, que chegou a ser treinado por Joel em sua carreira como jogador de futebol.