O Clássico dos Milhões é chamado assim devido ao número de torcedores de Flamengo e Vasco, adversários deste domingo pela décima rodada do Campeonato Carioca 2022. Porém, por mais de dois anos, os clubes se enfrentaram com portões fechados por conta da pandemia de COVID-19. Entretanto, a espera acabou, e os apaixonados de ambos os times poderão voltar a torcer no Estádio Nilton Santos, às 16h (de Brasília).
Mas esta que é uma das maiores rivalidades do país também não acontecia há quase um ano. Devido o Flamengo estar na Série A, enquanto o Vasco figura na segunda divisão, as duas equipes passaram 11 meses sem se enfrentar. O último duelo aconteceu também no Campeonato Carioca, porém, do ano passado, quando o Cruz-Maltino conseguiu uma grande vitória por 3 a 1. De lá pra cá, muita coisa mudou, desde comandos técnicos até elencos.
VASCO
Zé Ricardo está tateando o elenco do Vasco neste início de temporada, testando formações e introduzindo jogadores em posições carentes do elenco. Do 4 – 3 – 3 ao 3 – 5 – 2, o treinador cruzmaltino venceu os duelos contra as equipes de menor investimento, mas perdeu os clássicos para Botafogo e Fluminense. Nesse penúltimo duelo pela primeira fase do Carioca, o desafio é o poderoso Flamengo, arquirrival do cruzmaltino.
Com Matheus Barbosa suspenso, Zé Ricardo pode contar com Zé Gabriel, que já estreou contra a Ferroviária, ou promover a volta de Yuri Lara e Vitinho, disponíveis pós-lesão. A ideia é manter o 4-3-3 dando consistência no meio e liberdade para Nenê flutuar no ataque e acionar Raniel, ambos artilheiros da competição. Também há a chance de Zé entrar com três zagueiros, visando encaixotar a forte equipe rubro-negra.
O Vasco ainda pode se classificar em segundo colocado na competição, para poder contar com o empate nas fases finais. Para isso, conta com Nenê, Raniel e Thiago Rodrigues, os jogadores-chave do elenco na atual temporada.
FLAMENGO
Paulo Sousa ainda busca o Flamengo ideal para 2022. O técnico português vai para o nono jogo no comando do Rubro-Negro e deve repetir a escalação da Supercopa do Brasil, quando o time foi derrotado pelo Atlético-MG nos pênaltis. O treinador tem quase todo o elenco à disposição.
Thiago Maia deve retornar ao time depois de uma cirurgia na canela, por conta de um corte profundo sofrido há quase três semanas. O meio-campista está recuperado e tem treinado normalmente com o elenco principal. Porém, quem não ficará disponível para o clássico será o zagueiro Gustavo Henrique, que ainda está em processo de transição após uma entorse no joelho. Rodrigo Caio ainda não tem previsão para estrear nesta temporada.
O trabalho de Paulo Sousa tem sido de altos e baixos neste início. O treinador acumula seis vitórias, dois empates e uma derrota, mas além dos números, as atuações da equipe tem oscilado bastante. Buscando uma regularidade, o Rubro-Negro vai para o jogo com uma semana livre, com o time mais descansado e inteiro para o clássico.
Após nove rodadas, o Flamengo ocupa a segunda posição na tabela da Taça Guanabara, com 20 pontos. O Vasco vem logo atrás, em terceiro lugar, com 19 pontos. As duas equipes já não podem mais alcançar o Fluminense, campeão da primeira fase do Campeonato Carioca, e ainda podem voltar a se encontrar nas semifinais do estadual, caso mantenham suas colocações até o final desta etapa.