Em um domingo de muita competividade e disputas intensas no Estádio de São Januário, o Vasco da Gama realizou, neste domingo, 27 de abril, o Vasco Open de Futebol de Mesa, torneio preparatório para o Campeonato Brasileiro Individual, que será disputado entre 1º e 4 de maio, em Porto Alegre (RS).
A competição contou com 14 atletas no total, sendo 13 federados e um não federado, todos jogando sob a tradicional regra de 12 Toques. O formato distribuiu os jogadores em dois grupos e, a partir da classificação inicial, definiu os confrontos nas Séries Ouro e Prata. Cada participante disputou sete partidas, na primeira fase, ao longo do dia, testando sua resistência, estratégia e qualidade técnica.
Na Série Ouro, o America Football Club foi o grande destaque ao colocar três de seus atletas entre os quatro primeiros colocados. Hiego, do America, sagrou-se campeão, superando na decisão Thiago Penna, do Vasco, por 6 a 4. Bira e Ramos, ambos também do America, ficaram com o terceiro e quarto lugares, respectivamente, reforçando a força da equipe rubra na modalidade.
Pela Série Prata, que reuniu os atletas que não avançaram à fase principal, Cláudio Novelli, do Petropolitano, conquistou o título, vencendo Jones, do Fluminense, na final. Vitinho, também do Petropolitano, completou o pódio na terceira posição.
Organizado pela Divisão de Futebol de Mesa do Vasco da Gama, sob a coordenação de Igor Quintaes, o torneio teve como principal objetivo afinar os últimos detalhes para o Brasileiro. “O Vasco Open foi importante para dar ritmo de jogo aos nossos representantes e ajustar estratégias para o desafio nacional”, destacou Quintaes, que também é vice-presidente da Regra na FEFUMERJ – Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro.
O Vasco Open mostrou o bom momento vivido pelo futebol de mesa fluminense, que levará 27 atletas para representar o estado na competição em Porto Alegre.
Classificação Final – Vasco Open 2025
Série Ouro:
Campeão: Hiêgo (America)
Vice-campeão: Thiago Penna (Vasco da Gama)
3º lugar: Bira (America)
4º lugar: Ramos (America)
5º lugar: Marco Antônio (Vasco da Gama)
6º lugar: Igor Quintaes (Vasco da Gama)
7º lugar: Rodolfo (Fluminense)
8º lugar: Moacir (America)
Série Prata:
Campeão: Cláudio Novelli (Petropolitano)
Vice-campeão: Jones (Fluminense)
3º lugar: Vitinho (Petropolitano)
4º lugar: Manoel (America)
5º lugar: Ricardo Schmidt (não federado)
6º lugar: Luiz Carlos (Petropolitano)